
Cerca de 70 gestores da rede de Educação da Prefeitura de Mauá assistiram atentamente as explicações sobre as manobras necessárias em emergências que envolvam o engasgamento e a desobstrução de vias aéreas por corpo estranho, desenvolvida pela enfermeira Carol Straccini, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Mauá (SAMU).
Durante a palestra sobre as Manobras de Heimlich, a enfermeira Carol explicou sobre cinco maneiras de realizá-las, sendo para crianças de menos de um ano, menores de dois anos, menores de sete anos, pessoas baixas e altas e o autossalvamento. É indispensável acionar as equipes do SAMU pelo número 192. O objetivo da atividade foi sensibilizar os gestores para que desenvolvam as palestras nas unidades escolares convidando as equipes do SAMU e das unidades de Saúde, para que ao menos um profissional em cada período esteja a postos com conhecimento de primeiros socorros no caso de uma emergência com alunos. Desta forma, o município vai atender aos requisitos da Lei Lucas, lei federal nº 13.722, de 04 de outubro de 2018, que leva este número após a criança de sete anos falecer engasgada com cachorro quente, numa excursão da escola no município de Cordeirópolis, em 2017.
Além da palestra, os gestores participaram do planejamento de políticas públicas de Educação, que incluía outros temas, como reorganização de fluxos de trabalho dos profissionais nas 45 escolas municipais, o uso de digitais nos novos relógios de ponto, escalas de trabalho e formações, inclusive para atendimento ao público.
Adicione um comentário