
Cerca de 500 empresários e empreendedores estiveram reunidos, na quarta (8), no Teatro Municipal de Santo André, para a 7ª edição do Meeting Empresarial, cujo tema foi “Caminhos da inovação”.
“O poder público quer estar muito próximo da iniciativa privada, mas principalmente, no caminho da inovação a gente mostra que o futuro da cidade não se espera, o futuro se constrói com muitas mãos e temos construído isso com muita inovação, muita tecnologia voltada para melhorar a vida das pessoas”, disse o prefeito Gilvan Ferreira na abertura.
A deputada Ana Carolina Serra (Cidadania), que compareceu ao evento junto ao marido e ex-prefeito, Paulo Serra, destacou a importância do desenvolvimento de soluções eficientes no uso de recursos públicos. “A gente vê a inovação muito além da inteligência artificial, mas, essencialmente, na capacidade do poder público de se transformar e de acelerar parcerias eficazes. Nosso objetivo é engajar a sociedade e desenvolver soluções mais eficientes no uso de recursos públicos. Queremos garantir a viabilidade técnica e econômica para quem inova”, frisou.
O evento contou com palestras de Tadeu Barros, diretor do Centro de Lideranças Públicas (CLP); Enrico Corione, OpEx & Inovação da General Motors do Brasil; Pedro Rohl, diretor da planta de Santo André da Unipar e Gil Giardelli, professor, escritor, palestrante e especialista em inovação e inteligência artificial.
Tadeu Barros, diretor do Centro de Lideranças Públicas (CLP), falou sobre inovação e superação dos desafios. “Inovação é ser simples. Não é intensidade, é constância. Inova significa recalcular a rota”, disse. Na avaliação de Tadeu, a necessidade é a “mãe da criação” e problemas são janelas para se construir algo novo e deixar um legado.
Já Enrico Corione, da GM, destacou que “quem quer ser inovador, basta fazer qualquer coisa diferente que impacte a vida das pessoas, então abrimos as portas para as pessoas trabalharem com inovação”. Também revelou que 52% das empresas têm dificuldade de capturar valor da inovação, por motivos como: desalinhamento entre estratégia de negócios e estratégia de inovação.
O diretor da planta de Santo André da Unipar, Pedro Rohl, contou que a empresa está atenta às inovações e constantemente busca melhorias para o crescimento sustentável. “Estamos sempre atentos à modernização das nossas operações, buscando melhorias e crescimento”, disse. Em março de 2025, a Unipar confirmou investimentos de R$ 57 milhões direcionados à ampliação da planta de PVC emulsão, aumentando a capacidade instalada em 30% e garantindo maior competitividade e benefícios sustentáveis.
Para finalizar o Meeting, Gil Giardelli abordou algumas inovações que estão sendo realizadas no mundo para vencer desafios da humanidade. “A inovação é um ato de empatia, respeito e generosidade, que une propósito humano e sucesso. Ela deve ser significativa, útil, bela e sustentável, não se tratando apenas de processos ou novas tecnologias, nascendo de visionários apaixonados por pessoas. O inovador precisa amar a humanidade, entender necessidades e sonhos, e criar soluções que melhorem a vida das pessoas”, afirmou.
















Adicione um comentário