ARY SILVEIRA BUENO

Melhor saúde, para uma maior qualidade de vida: como alcançar? (final)

Segunda parte do artigo publicado na edição de 15 de julho.

Ansiedade, o Fenômeno que abala o Brasil – Revista ISTO É
“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um contingente de 18,6 milhões de brasileiros (ou 9,3% da população) coloca o País na liderança entre as nações mais ansiosas do planeta. Um dado que seria alarmante sozinho, mas está agravado pelo crescimento de casos. Acompanhamos uma explosão recente de transtornos de ansiedade detectados entre crianças e adolescentes, e no universo corporativo, o que faz das escolas e dos escritórios terrenos férteis para a proliferação desse estado emocional em sua pior versão.”
“80% das doenças crônicas, como ansiedade e depressão, diminuem ou são revertidas com mudanças de estilos de vida – atividade física regular, controle de estresse, alimentação saudável, sono adequado (em quantidade e qualidade), relacionamentos, espiritualidade, redução de álcool e abstinência de tabaco”. Dr. Fábio Cesar dos Santos, médico especializado em Estilo de Vida (Revista ISTO É, 14/06/2023, N°2784, Pág.36).
Para o Dr. Fábio Cesar dos Santos, especial para esse artigo:
“Prevenção é a melhor forma de fazer tratamento. Essa frase resume a essência da luta de profissionais que como eu acreditam que devemos centrar em saúde e bem-estar, e não apenas no gerenciamento de doenças crônicas, se desejarmos obter uma longevidade saudável. É isso que faço com todos os meus pacientes.”
Tendo interesse, siga @doutorestilodevida

Obesidade no Brasil
Não podíamos deixar de falar da Obesidade, mal que não para de crescer.
Conforme a World Obesity Federation que trabalha com a redução, prevenção e tratamento da obesidade, se estima que mais de 50 milhões de pessoas, de todas as classes sociais, conviverão com esse mal no Brasil em 2030.
Para o Dr. Renato Romani, também especial para esse artigo:
“A questão da obesidade passa pela mudança do estilo de vida e ponto final.
As empresas são responsáveis pela cultura da saúde de seus profissionais; elas devem ser locais que os ajudem a buscar a prevenção e a promoção da saúde. No entanto, são os funcionários que precisam querer melhorar a sua saúde.”
A premissa de querer é poder, tem sua verdade. Tudo fica mais fácil quando a Pessoa pode contar com cuidados oferecidos pela sua Organização e contar com efetivo apoio de pessoas próximas.
Prevenir sempre será o melhor remédio e Promoção da Saúde é a melhor receita!