Autos

Mercedes-Benz faz homenagem à São Bernardo com carreata

A Mercedes-Benz do Brasil prestou uma homenagem aos 468 anos de São Bernardo com um passeio dos seus veículos pelas principais ruas e avenidas da cidade, na sexta (20) de agosto.

O passeio contou com os caminhões Novo Actros, Atego e Accelo; o ônibus O 321 H, primeiro ônibus monobloco feito no Brasil; e o Papamóvel, veículo derivado do Classe G usado pelo Papa João Paulo II durante visita ao Brasil, em 1980. Partindo da portaria central da fábrica, no bairro da Paulicéia, os veículos passaram pelos bairros Demarchi, Ruge Ramos, Jardim do Mar e Centro, em um trajeto de aproximadamente 2 horas.

Decorados em homenagem ao aniversário da cidade e aos 65 anos da inauguração da fábrica da Mercedes-Benz no Brasil, os veículos ainda fizeram paradas estratégicas, o que atraiu pedestres para tirarem fotos com os modelos icônicos da marca.

65 anos da Mercedes-Benz no Brasil

Neste ano, a Mercedes-Benz celebra 65 anos de sua operação brasileira, sendo a sua fábrica são bernardense a primeira das 3 unidades que possui atualmente no País.

O primeiro caminhão (L 312, o “torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos no Brasil, em 1956, eram da marca Mercedes-Benz. Esse pioneirismo é ainda mais significativo, por se tratar também dos primeiros veículos comerciais com motores a diesel, conceito trazido pela Empresa ao País.

O L 312 e o LP 312 saíram da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, dando impulso extraordinário ao desenvolvimento e à história da indústria automobilística nacional. Próxima dos 65 anos de atividades no País, a Mercedes-Benz é hoje a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. E, dessa mesma fábrica, sai hoje o Novo Actros, primeiro produto da marca na era 4.0 e o caminhão mais seguro, inteligente, eficiente e conectado do mercado, agregando ainda mais eficiência e valor às operações dos nossos clientes.

A inauguração oficial da primeira fábrica da Mercedes-Benz do Brasil ocorreu em 28 de setembro de 1956, contando com a presença de muitos convidados e autoridades, entre elas o então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Desde este período, a Companhia de origem alemã tornou-se uma referência na produção e na liderança de vendas e de serviços no segmento de veículos comerciais no País e para exportações, como também no desenvolvimento tecnológico e na geração de soluções para as demandas do transporte de cargas e de passageiros. Com base em seu espírito pioneiro e inovador, a Empresa sempre esteve à frente do desenvolvimento, ditando tendências de mercado e atendendo às necessidades de transporte dos seus clientes.