
Em fevereiro deste ano, o governador Tarcísio de Freitas autorizou o Metrô a iniciar a elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa, que irá ligar o ABC à capital paulista. Cinco meses depois, equipes do Metrô começaram o estudo ambiental na Avenida Portugal, em Santo André, como parte do Projeto Básico, etapa que define o traçado, métodos construtivos e concepções das estações.
Na última semana, membros da companhia visitaram diversos prédios na avenida, para realizar a medição de vibrações geradas pelo tráfego local. Em alguns condomínios, foi instalado um equipamento para medição.
Uma das estações da futura Linha 20-Rosa será erguida na Avenida Portugal, possivelmente no terreno que, hoje, abriga um imóvel residencial, localizado no número 495.
Com 33 km de extensão, a nova linha vai conectar os municípios de Santo André e São Bernardo à zona oeste de São Paulo, passando pelas regiões da Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Moema. A expectativa é que mais de 1,3 milhão de passageiros sejam beneficiados diariamente com o novo trecho.
A previsão é que os estudos para implantação da nova linha demorem até 20 meses para serem concluídos. A fase inicial dos estudos contempla a elaboração do cronograma, contratação das obras e a definição do modelo econômico para a implantação da Linha 20-Rosa.
Esta fase ainda compreende projetos de arquitetura, inserção urbana, acabamento, comunicação visual e obra civil, além dos sistemas de alimentação elétrica e de telecomunicação, escadas rolantes e elevadores. Em setembro do ano passado, o Metrô obteve a Licença Ambiental.
O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e as audiências públicas em todos os municípios integrados pelo projeto já foram realizados.
Em nota, o Metrô afirma que “as medições de vibração que estão sendo realizadas em imóveis lindeiros à futura linha visam fornecer subsídios técnicos para o dimensionamento de sistemas de atenuação, que serão implantados na via para evitar incômodos aos moradores com o tráfego dos trens”.
Os próximos passos incluem a finalização do Projeto Básico, elaboração do Projeto Executivo e, em seguida, o início das obras.
Adicione um comentário