Fabio Picarelli

Meu condomínio recicla

Muitas pessoas vivem em apartamentos e condomínios em Santo André. Para sensibilizar e conscientizar esses munícipes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou o projeto Meu Condomínio Recicla em junho de 2021, em meio a pandemia da Covid-19.
A meta da iniciativa era justamente aumentar o volume de recicláveis para as cooperativas parceiras do Município. Parte do projeto foi financiado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano a fim de contemplar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.
A princípio a meta era alcançar 500 condomínios da cidade, meta atingida no primeiro semestre de 2024, com 505 unidades. Cerca de 100 mil pessoas são beneficiadas pela iniciativa. Dessa forma, estariam contribuindo com a ampliação de 10% do índice de recuperação de resíduos que seriam despejados no aterro. A vida útil do aterro é outra preocupação. Quanto maior a reciclagem, menor o volume de resíduo aterrado.
O programa é também um incentivo à coleta seletiva. O condomínio residencial que queira aderir ao Meu Condomínio Recicla só precisa manifestar o interesse. Após o pedido, um fiscal do Semasa vai até o condomínio para uma vistoria local, orienta sobre a correta separação dos resíduos, instala as lixeiras e fornece caixas de papelão para cada unidade residencial. O condomínio recebe ainda um selo para fixar nas áreas de maior fluxo a fim de que os moradores tenham acesso à informação.
Para solicitar a implantação do “Meu Condomínio Recicla” em seu edifício, zeladores e síndicos podem entrar em contato pelo e-mail coletacondominio@semasa.sp.gov.br ou pelo WhatsApp 4433-9083. Baixe aqui o termo de adesão.
Implantar a reciclagem nos condomínios requer conscientização e paciência. Nem todos estão prontos para uma mudança repentina. O que antes era lixo pode se transformar em lindas obras de arte e ter novo destino.
É necessário definir quais materiais serão coletados, ter um local para armazenamento, treinar os responsáveis para a importância do descarte correto e educá-los a retirar periodicamente os materiais.
As lixeiras deverão estar dispostas uma ao lado da outra, em locais acessíveis. A disponibilização facilita o acesso e estimula a participação de todos os condôminos.
A reciclagem não é obrigatória por lei, mas um dever do cidadão que luta pela preservação do nosso planeta Terra. Caso contrário o impacto pode ser catastrófico e isso está cada vez mais próximo da gente.
Com a palavra o grupo ambiental Plantar Hoje para Colher Amanhã!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário