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Milena Romano: “São Bernardo é nosso berço e nossa casa”

Milena Braga Romano: presidente da Eletra

A presidente da Eletra, Milena Braga Romano, em entrevista exclusiva, revela que, após dois anos da inauguração da fábrica da Eletra em São Bernardo, que contou com investimento de mais de R$ 150 milhões, a empresa detém 61% do mercado brasileiro. “Mesmo com a concorrência dos maiores fabricantes de ônibus do planeta”, diz.

Atualmente, há 721 ônibus elétricos em operação, produzidos pela Eletra, em 15 cidades brasileiras, sendo 9 capitais. Para 2026, a presidente antecipa uma novidade. “Teremos um foco muito grande na produção do e-Trol, que atenderá ao BRT ABC”, afirma.

Milena também comenta sobre a relação da empresa com São Bernardo. “Fazemos parte da história de São Bernardo e São Bernardo faz parte da nossa história”, revela. Confira.

FOLHA DO ABC- A fábrica da Eletra em São Bernardo completou dois anos de inauguração. Como evoluiu a produção de ônibus elétricos?

Milena Romano– A inauguração da nova fábrica da Eletra, numa área de 27 mil m² na Via Anchieta, foi um marco na história da empresa e, ousaria dizer, um divisor de águas para a eletromobilidade no Brasil.

A importância dessa inauguração foi atestada pela histórica visita do presidente Lula à nova sede, no dia 2 de junho de 2023, na companhia do vice-presidente Geraldo Alckmin e de mais sete ministros, entre eles Fernando Haddad.

Foi nesse dia que o vice-presidente Alckmin declarou que a Eletra era “um exemplo da neoindustrialização brasileira” – ou seja, uma empresa 100% nacional, tecnológica, inovadora e comprometida com a sustentabilidade ambiental.

Tínhamos e temos uma meta muito clara: ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte público do Brasil, com tecnologia inteiramente nacional.

Para isso, investimos mais de R$ 150 milhões, geramos mais de 500 empregos e lançamos a mais completa e versátil linha de ônibus elétricos da América Latina, desde os inéditos ônibus elétricos escolares elétricos de 9,7m até os articulados de 21,5m.

E os resultados não demoraram a aparecer. Segundo a plataforma e-Bus Radar, dos 1.143 ônibus elétricos em circulação no Brasil até junho, incluindo trólebus, mais da metade eram da Eletra (691). Ou seja, temos 61% do mercado brasileiro, mesmo com a concorrência dos maiores fabricantes de ônibus do planeta. Em julho, a Eletra entregou mais 30 ônibus 100% elétricos para duas operadoras. Portanto, temos hoje 721 elétricos em operação.

FOLHA- Quais cidades no Brasil e no mundo já contam com ônibus elétricos produzidos pela Eletra em São Bernardo? Quantos veículos são produzidos atualmente?

Milena – Ao longo de sua história, que começou em 1999, Eletra já forneceu ônibus elétricos híbridos e tecnologia de tração elétrica para cidades como Santiago do Chile, Córdoba (Argentina) e Wellington (Nova Zelândia).

Hoje, a Eletra está concentrada em ônibus 100% elétricos, visando consolidar sua posição de liderança no mercado brasileiro. Consolidada essa posição, certamente voltaremos para o mercado externo.

Temos hoje ônibus elétricos em 15 cidades, sendo 9 capitais: Belém (PA), Bertioga (SP), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Guarujá (SP), Manaus (AM), Osasco (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Bernardo (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Vargem Grande Paulista (SP), Vitória (ES).

Quanto à produção, ela depende da demanda, que, por sua vez, depende de vários fatores, desde a decisão dos prefeitos de aprovar programas e leis de eletrificação de frotas até a disponibilidade do governo federal de oferecer linhas de crédito acessíveis.

O que posso dizer é que, com a nova fábrica, temos hoje capacidade de produzir 1.200 ônibus elétricos/ano, podendo chegar a 1.800/ano. Essa capacidade nos permite atender à demanda das principais cidades brasileiras, com produtos versáteis e adaptados à realidade local. 

FOLHA- No primeiro semestre de 2025, o mercado brasileiro de ônibus elétricos registrou um crescimento expressivo. Foram emplacadas 306 unidades em todo o país, um aumento de 141% em relação ao mesmo período de 2024. Como avalia esse cenário?

Milena – Esse crescimento mostra que a eletrificação do transporte público avança de forma gradativa e consistente no Brasil. E que a indústria brasileira está em condições de atender à demanda por ônibus elétricos em todas as regiões do país.

Ao mesmo tempo, é preciso ver esses números com objetividade. Dos 306 elétricos emplacados no primeiro semestre, 275 estão na cidade de São Paulo, ou 90% do total. São Bernardo está em segundo lugar, com 11.

Se somarmos os números das seis cidades paulistas que emplacaram no período, temos 295 veículos, ou 96% do total. Afora São Paulo, apenas duas outras capitais emplacaram ônibus elétricos no primeiro semestre: Salvador e Goiânia (3 cada uma).

Esse crescimento, portanto, é ainda um fenômeno paulista e principalmente paulistano. Nosso desafio é ampliar a eletromobilidade no transporte público para a maioria das capitais brasileiras e para as principais cidades, especialmente aquelas com mais de 200 mil habitantes.

Mas podemos tirar algumas lições: a primeira delas é que a eletrificação avança quando as lideranças políticas municipais estão efetivamente comprometidas com a sustentabilidade.

Em segundo lugar, é preciso apostar em modelos de operação criativos que viabilizem o acesso das linhas de crédito do governo federal às prefeituras e aos operadores locais de transporte.

Em terceiro lugar, temos de fazer as informações circularem, eliminando a insegurança das autoridades locais de transporte e das empresas de ônibus quanto à viabilidade da tecnologia de tração elétrica. Temos um longo trabalho de catequese pela frente.

FOLHA- Haverá novos investimentos da Eletra para os próximos meses?

Milena – Ainda não posso antecipar nossa futura estratégia de investimentos. O que posso dizer é que estamos trabalhando para aproveitar ao máximo nossa atual capacidade produtiva, abrindo novos mercados e consolidando os atuais. Para 2026, teremos um foco muito grande na produção do e-Trol, que atenderá ao BRT ABC.

O BRT-ABC é um sistema rápido de ônibus elétricos movido a bateria, com recarga por rede aérea. No total, terá 18 km de extensão, podendo atender até 600 mil passageiros/dia. O sistema será operado por 92 e-Trol, que são ônibus totalmente elétricos, com sistema de recarga aérea durante a operação, fabricados pela Eletra.

O investimento na produção do e-Trol da Eletra faz parte de um pacote de investimentos de outra empresa do nosso grupo, a Next Mobilidade, operadora do BRT-ABC. Esses investimentos alcançarão R$ 950 milhões.

FOLHA- Como define a relação da Eletra com São Bernardo, neste aniversário de 472 anos do município?

Milena – São Bernardo é nosso berço e nossa casa. A Eletra foi fundada em 1999 em São Bernardo, no Montanhão, e hoje está instalada num prédio amplo e confortável no km 16 da Via Anchieta.

A Eletra faz parte de um grupo empresarial que trabalha com transporte coletivo há mais de um século no município. Nossa família veio da Itália no final do século 19 e se instalou em São Bernardo. Minha mãe ainda mora numa casa, no centro de São Bernardo, que pertenceu à antiga área de colonização autorizada à nossa família por D. Pedro II.

Em 1891, meu tataravô Adelelmo lançou um dos primeiros serviços de transporte de passageiros e carga do ABC, com tílburis e jardineiras puxadas a cavalos. Hoje, somos um dos maiores grupos de transporte coletivo urbano do Brasil, operamos o Corredor ABD e, agora, nos lançamos na aventura de fabricar ônibus elétricos com tecnologia nacional. Fazemos parte da história de São Bernardo e São Bernardo faz parte da nossa história. Com muito orgulho.

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