Política

Minami: “São Bernardo gerou mais de 20 mil vagas de trabalho”

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Hiroyuki Minami, em entrevista exclusiva à Folha do ABC, revelou que tem trabalhado, junto a sua equipe, para recuperar o desemprego no município. Em três anos, foram geradas mais de 20 mil vagas de trabalho.

“Revitalizamos a Central de Trabalho e Renda (CTR), onde foram atendidas 330 mil pessoas. Realizamos 4 Feirões do Emprego: um para Portadores de Deficiências (PCD), outro para pessoas com mais de 40 anos; para munícipes com mais de 45 anos e outro para jovens de 16 a 22 anos. Tivemos, no total, mais de 10,5 mil participantes beneficiados. Com isso, atingimos a classificação de melhor CTR em produtividade do Estado e o quarto do Brasil”, afirmou.

Minami ainda contou que São Bernardo foi premiada com a melhor Sala do Empreendedor do Estado, onde foi realizada a capacitação de 5.482 pessoas, e que a Sala Móvel do Empreendedor prestou, de janeiro de 2017 a outubro de 2019, mais de 22,4 mil atendimentos. Outro grande destaque foi a lei que estabelece normas para a obtenção de Certificado de Licenciamento de Atividade Domiciliar (CLAD).

Também foi realizada parceria com Senac e Senai para capacitação com cursos, entre outros, para abrir o próprio negócio, no qual 2.700 pessoas foram contempladas. “Estamos transformando o ambiente negativo da economia, em positivo”, garantiu Minami.

O desenvolvimento da economia local também ganhou força com Minami, com  projeto para capacitação dos moradores da região do Pós-Balsa. “Como a comunidade fica um pouco distante e não há vagas de empregos para absorver toda a demanda, estamos capacitando essas pessoas para desenvolverem renda sem ter que saírem do local, com, por exemplo, a agricultura familiar, hortas orgânicas, etc”, disse.

A inovação tecnológica também recebeu reforço. “Ao invés de desenvolvermos o projeto do Parque Tecnológico, optamos pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (CEITEC), no bairro Baeta Neves, que, também funciona como pré-incubadora para todas as universidades da região e em breve, será berço para o nascimento de startups. Já foram abertos dois editais para o projeto”, enfatizou.

 ELEIÇÕES 2020 – Minami confirmou que será candidato a vereador neste ano. “Devo me descompatibilizar da Secretaria em abril próximo para me preparar para o pleito. Concorrerei essa eleição com muita coragem. Será minha sétima disputa”, revelou.