Turismo

Ministério do Turismo oferece cursos gratuitos para trabalhadores do setor e estudantes

O Ministério do Turismo (MTur) oferece, através da plataforma Qualifica Turismo, cursos onlines gratuitos para trabalhadores do setor e estudantes de turismo de todo o Brasil.

Com o Qualifica Turismo, o MTur tem o papel de elevar o turismo à condição de importante propulsor de desenvolvimento econômico e social do país. Por meio da qualificação no turismo, a Pasta busca a geração de empregos, a contribuição para a redução das desigualdades sociais e econômicas regionais, a promoção da inclusão social pelo crescimento da oferta de trabalho e a melhor distribuição de renda.

Cursos que o estão com inscrições abertas: 

Capacitação de Condutor de Turismo Náutico (CTN):  O curso tem como objetivo fornecer e aprimorar conhecimentos e técnicas de atendimento aos turistas em ambientes náuticos, com foco em segurança, conforto e satisfação dos serviços prestados. A iniciativa é uma parceria do MTur com a Universidade Federal Fluminense (UFF), e oferece vagas gratuitas para todo o Brasil. 

Audiodescrição e Turismo Acessível: Este curso se propõe a abordar o atendimento adequado ao turista com Deficiência Visual, com destaque para a Audiodescrição como instrumento de inclusão social na área de turismo. A qualificação é uma extensão com 30 horas e os alunos terão acesso a vídeos, quiz, infográficos, recursos multimídia, podcast, apresentação interativa, e-books, material em PDF e questionário.

Orientação e mobilidade de pessoas cegas em ambientes urbanos: O curso aborda o atendimento adequado ao turista com Deficiência Visual, destacando os conceitos e as aplicações do desenho universal, mobilidade urbana, Sistema Braille e outros recursos que contribuem e facilitam a orientação e o acesso deste público às atividades turísticas. 

Turismo, Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência e/ou com Mobilidade Reduzida: O curso traz as políticas públicas de inclusão e acessibilidade fundamentadas na diversidade, bem como a favorece uma reflexão sobre a visibilidade do turismo acessível, considerando conceitos, terminologias e formas de atendimento às pessoas com deficiência e idosas, pesquisas de demanda do perfil do turista com deficiência, entre outros temas. O curso possui 45 horas de duração e é totalmente online. 

O profissional de turismo e a pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida: O curso apresenta o atendimento adequado ao turista com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, com destaque para o papel da acessibilidade como elemento fundamental na construção e implementação de boas práticas no fazer turístico, envolvendo gestores, empreendimentos e atrativos capazes de promover a acessibilidade no turismo. 

 

Informações: https://qualifica.turismo.gov.br/

Foto: Douglas Junior/MTur