Cidades São Bernardo

São Bernardo vai ampliar Faixa Azul para Av. 31 de Março

Medida contará com cerca de 2,5 km contemplando os dois sentidos, com o objetivo de garantir mais segurança aos motociclistas, fluidez e organização ao tráfego

A Prefeitura de São Bernardo, inicia, nos próximos dias, a expansão da Faixa Azul para a Avenida 31 de Março, importante via de acesso aos bairros Paulicéia e Taboão, além de eixo de ligação para São Paulo e Diadema. A medida contará com cerca de 2,5 quilômetros, contemplando os dois sentidos, com o objetivo de garantir mais segurança aos motociclistas, bem como fluidez e organização ao tráfego.

A ampliação da Faixa Azul em São Bernardo foi autorizada formalmente pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com publicação no Diário Oficial da União (DOU). A sinalização exclusiva fará a conexão desde as proximidades da Avenida Lions, onde já opera outros 2,1 quilômetros do projeto, até a chegada à Avenida do Taboão. No sentido oposto, o retorno segue em direção à Paulicéia/Diadema, totalizando 4,6 km da nova faixa.

Com previsão de conclusão em até 15 dias após o começo das intervenções, a iniciativa visa aprimorar a mobilidade urbana, proporcionando um deslocamento mais seguro e eficiente aos motociclistas que utilizam esse corredor viário. 

“O sucesso da Faixa Azul na Avenida Lions nos motivou a expandir esse modelo para outros pontos estratégicos da cidade. É uma iniciativa que tem dado resultados positivos, garantindo mais segurança a quem anda de moto e também aos demais usuários das vias. Anteriormente, não tínhamos nada de faixa exclusiva. Hoje, estamos avançando com responsabilidade e planejamento, sempre pensando na proteção da população e na melhoria do trânsito”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.

Além da implantação da sinalização horizontal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, realizará o monitoramento contínuo dos principais indicadores, como o número de acidentes, fluxo de veículos, velocidade média e percepção dos usuários. Os dados obtidos serão enviados trimestralmente à Senatran, seguindo diretrizes do projeto.

O titular da pasta de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, frisou que a expansão da Faixa Azul representa um avanço significativo para a organização do trânsito. “A Avenida 31 de Março é uma via de grande circulação, especialmente para motociclistas. A Faixa Azul permite organizar esse fluxo com mais segurança e eficiência, reduzindo o risco de acidentes. Essa medida vem para corrigir um ponto de gargalo e dar continuidade à política de mobilidade segura em São Bernardo”, pontuou.

Dados da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo indicam que, antes da implantação da Faixa Azul na Avenida Lions, cerca de 70% dos acidentes registrados na via envolviam motociclistas. Após a execução do projeto, a pasta deu pontapé inicial a um amplo estudo para aferir os resultados da medida, que agora será ampliada para a Avenida 31 de Março.

De acordo com registros da rede municipal de saúde, em 2023, foram contabilizados 1.769 atendimentos por acidentes envolvendo motocicletas. Já em 2024, no período de janeiro a dezembro, o SAMU 192 registrou 2.245 chamados, a maioria por colisões entre motos e automóveis. Em relação aos óbitos, São Bernardo registrou 23 mortes em acidentes com motos em 2022, número que subiu para 27 em 2023 e chegou a 35 no ano passado. A expectativa é que, com a expansão da Faixa Azul, esses índices sejam progressivamente reduzidos.

Foto: PMSBC

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário