
A Prefeitura de São Bernardo preparou uma programação especial para, esta quarta (20), para comemorar os 472 anos do município. As atividades começam a partir das 8h30 com missa na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (a Igreja Matriz), seguida de Desfile Cívico-Militar que terá na Rua Marechal Deodoro em torno de 5,7 mil pessoas e 167 veículos, a partir das 10h.
O esperado show de aniversário mais uma vez será realizado na Esplanada do Paço. Custeado pela iniciativa privada, o evento começa às 14h, com apresentações de artistas locais, e previsão de que a grande atração da noite, a cantora sertaneja Ana Castela, suba ao palco para fazer o encerramento da festa a partir das 19h. A entrada para o evento será solidária, com doação de 2 kg de alimentos não-perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Logo após a tradicional missa de bênção à cidade, a prefeita Jessica Cormick se dirige à Rua Marechal Deodoro para passar as tropas em revista, a bordo do Jeep Willys ano 1951, customizado, de propriedade de Luís Fernando Lopes. Ela será acompanhada pelo subtenente Renato Francisco de Moraes, do Tiro de Guerra. Serão entregues medalhas comemorativas do aniversário da cidade e a Banda São José vai executar os hinos Nacional e de São Bernardo.
“Mais do que uma homenagem ao município, a programação para comemorar os 472 anos de São Bernardo é uma celebração a todos os moradores, que ajudaram e têm nos ajudado a construir, a fazer da nossa cidade um lugar mais inclusivo, humano, desenvolvido e feliz”, afirmou a prefeita. “A gente sabe que muito ainda tem de ser feito, mas temos a certeza de que São Bernardo avançou muito neste ano”, completou.
“Zeramos filas de consultas, exames e cirurgias, criamos o Programa Faculdade Municipal com quatro cursos gratuitos, o Conecta (programa de intercâmbio gratuito em parceria com a iniciativa privada), recapeamos centenas de ruas e temos outras realizações importantes, como a reabertura da Biblioteca Manoel Bandeira e a abertura à população do Hospital de Urgência”, relatou a prefeita.
A primeira parte do desfile envolverá agentes e veículos do 8° Pelotão da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Polícia Civil, do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros e 205 atiradores do Tiro de Guerra. A segunda etapa, o desfile civil a pé, terá a participação de aproximadamente 2.300 estudantes de 24 escolas, sendo 15 municipais, seis estaduais e três particulares, além dos estudantes contemplados no programa Conecta São Bernardo, que passaram um mês em intercâmbio na Irlanda, em julho.
Também estarão presentes integrantes de sete grupos de Escoteiros, dos clubes Desbravadores (250 membros) e Aventureiros (93) de São Bernardo, além de Secretarias Municipais, com destaque para as de Saúde, que terá 561 representantes, e Esporte e Lazer, com 527.
REORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO – Devido à realização do Desfile Cívico-Militar ao longo da Rua Marechal Deodoro, todos os cruzamentos da via, desde a Rua Frei Gaspar até a Avenida Francisco Prestes Maia, serão fechados a partir das 6h e reabertos após o encerramento do desfile. O Departamento de Trânsito orienta que os motoristas poderão usar como alternativas as avenidas Faria Lima e José Bonifácio e as ruas Alferes Bonilha e João Pessoa.
REFORÇO NA SEGURANÇA – A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo preparou uma operação especial de segurança para os eventos que marcam o aniversário de 472 anos da cidade. O esquema começará cedo, com patrulhamento reforçado na Rua Marechal Deodoro, no Centro de São Bernardo, onde ocorre o desfile cívico. Para proteger o público, a GCM intensificou o monitoramento por câmeras e posicionou equipes em pontos estratégicos, com foco na contenção e prevenção de incidentes.
Na parta da tarde, as atenções se voltam para a Esplanada do Paço. O show da sertaneja Ana Castela vai contar com acesso controlado por revista pessoal, com retenção de objetos proibidos como armas de fogo, facas, fogos de artifício, mastros de bandeiras, paus, garrafas de vidro ou plástico, latas de bebida, drones, mochilas grandes, capacetes, guarda-chuvas, equipamentos de som, substâncias inflamáveis como álcool e gasolina, objetos que possam ser lançados (como bolas de bilhar ou frutas), máscaras que dificultem a identificação, uniformes de torcidas organizadas rivais e faixas com mensagens ofensivas. Tudo será fiscalizado pela GCM durante a revista pessoal, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos participantes.
Para preservar a fluidez e a segurança da circulação, não será permitida a presença de ambulantes em frente ao local do evento. As passarelas ao redor do Paço Municipal serão fechadas durante a apresentação da artista, e a área contará com duas saídas de emergência sinalizadas e desobstruídas, além de ambulâncias posicionadas ao longo de toda a programação.
A operação prevê patrulhamento constante, rondas com motocicletas, uso de drones e uma base móvel da GCM. A Polícia Militar atuará em parceria, com patrulhamento em torno do evento, especialmente no controle de acessos próximos ao terminal de trólebus e pontos de ônibus. Toda a comunicação entre as equipes será feita por rádio comunicador, agilizando o atendimento a qualquer ocorrência.
ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS NO TRÂNSITO
– Rua Brasílio Machado será fechada na altura da Rua José Bonifácio, para concentração na lateral do Colégio João Ramalho
– Acesso à Rua Silva Jardim somente uso local, enquanto não houver concentração
– Rua Américo Brasiliense será fechada na altura da Rua João Pessoa
– Rua Tenente Sales interditada para desembarque de alunos/concentração
– Rua Municipal será compartilhada para uso local (acesso contramão) entre a Rua João Pessoa e a Travessa Municipal
– Rua Newton Prado terá permitido apenas o acesso de uso local (entrada e saída) até a Rua Marechal Rondon (galeria Lauro Gomes/Praça Lauro Gomes)
– Rua Dr. Flaquer interditada para cruzar a Marechal; sendo assim, o sentido é obrigatório pela Rua João Pessoa
– Rua Padre Lustosa somente uso local, devido à montagem do palanque do desfile
– Rua Rio Branco somente uso local, não cruza a Marechal Deodoro
– Avenida Francisco Prestes Maia será interditada sentido bairro, cruzando a Avenida Faria Lima, devido à dispersão dos alunos e embarque nos ônibus que estarão estacionados na Prestes Maia
– O fluxo que desce a Prestes Maia, sentido Centro, será desviado para a Rua Santa Filomena
Adicione um comentário