
O programa Moeda Pet distribuiu três toneladas de ração e arrecadou cerca de 73 mil garrafas em 2020. Foram ao todo sete edições, a mais recente realizada, no sábado (12), em formato drive-thru, no estacionamento do Paço Municipal de Santo André.
Lançado pela Prefeitura de Santo André em novembro de 2019, o Moeda Pet permite a troca de garrafas plásticas por ração, e conta com ótima avaliação da população. Durante a edição realizada no último sábado foi realizada uma pesquisa com 78 munícipes e 77 dos entrevistados classificaram a ação como “excelente”.
Dentro de uma escala onde a nota 1 representava péssimo e a nota 5 excelente, os participantes foram quase que unânimes em votar na melhor avaliação. “Tivemos um participante que deu nota 3, o equivalente a bom”, conta o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, José Henrique Mioto.
A marca de três toneladas de alimentos distribuídas para cães e gatos foi alcançada mesmo após mudanças no planejamento inicial das ações, que foi prejudicado por conta da pandemia de coronavírus.
A sondagem feita na última edição do programa também abriu espaço para sugestões e críticas, e 28 dos entrevistados apontaram que a ação deveria acontecer mais de uma vez por mês. “Este é um objetivo que temos e por isso estamos buscando novos parceiros na iniciativa privada, pois são as empresas que doam a ração. Conseguindo quantidade maior de alimento pet, conseguimos ampliar as ações”, explica o secretário de Meio Ambiente em exercício, Alexandre Audino. Outra sugestão verificada trata da divulgação mais antecipada do dia da próxima ação.















