Cidades Santo André

Moeda Verde e Moeda Pet chegam ao Jardim Bom Pastor

Programas expandiram para o 34º ponto de troca, integrando celebração dos 40 anos do Aterro Sanitário de Santo André (Foto: PMSA)

O Jardim Bom Pastor, em Santo André, recebeu, na terça (20), o 34º ponto de troca de resíduos recicláveis em alimentos saudáveis ou ração para seus animais, respectivamente, dos programas Moeda Verde e Moeda Pet.

 “A gente já fica feliz quando o programa nasce funcionando, com bastante troca e a população engajada. Isso mostra o quanto a comunidade esperava”, comemorou o prefeito Gilvan Ferreira. 

 A expansão das duas ações socioambientais integra o calendário comemorativo dos 40 anos do Aterro Sanitário Municipal, o único equipamento público do ABC e um dos mais bem avaliados do Estado. O Moeda Verde e o Moeda Pet são políticas públicas fundamentais para ampliar a vida útil do aterro, uma vez que eles permitem que os resíduos recicláveis sejam descartados corretamente pela população, encaminhando-os para as duas cooperativas de reciclagem que existem no município. 

 Desde 2017, o Moeda Verde já recebeu mais de 2.240 toneladas de materiais. Em troca, foram distribuídas quase 450 toneladas de hortifrúti, beneficiando, direta e indiretamente, cerca de 130 mil pessoas. Já o Moeda Pet encerrou 2025 com a distribuição de mais de 12 toneladas de ração para cães e gatos, a partir da arrecadação de mais de 250 mil garrafas PET.

 É possível levar todo tipo de material reciclável – como papel, plástico, vidro, metal, papelão e até eletroeletrônicos – para receber legumes, verduras e frutas. A cada 5 kg de materiais, os participantes recebem 1 kg de hortifrúti. Já no Moeda Pet, cada participante pode levar para casa até 3 quilos de ração para cães e gatos.  

 Os programas ocorrerão no Núcleo Bom Pastor a cada duas semanas, sempre às terças-feiras. O ponto de encontro é na praça da Rua Professor Licínio (altura do número 587), no Jardim Bom Pastor.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário