O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), e prefeito eleito de São Bernardo, participou, na quarta (16), da reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários a aprovou importantes requerimentos.
Entre eles a convocação de autoridades do governo do Estado de São Paulo. O primeiro deles, pede a convocação do ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves, para prestar esclarecimentos acerca das declarações dadas à imprensa sobre a ação de policiais militares em ocorrência do último dia 2/6, caso que culminou com a morte de uma criança de dez anos. Também foi aprovado requerimento de convocação da presidente da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), Berenice Giannella, para dar explicações sobre a rebelião ocorrida na unidade de Marília, que resultou na morte de um agente da unidade.
Foi aprovado também um requerimento convidando o superintendente do Instituto Médico Legal de São Paulo para falar sobre os constantes casos de atrasos na liberação de corpos, para explicar a situação bem como possíveis ações para solucionar essa grave situação. Orlando Morando esclareceu que considera que o problema é a falta de médicos e técnicos e de horário de funcionamento, pois apenas o IML central, da capital, funciona 24 horas. A Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários ainda deliberou sobre os pareceres dados a três projetos de lei e uma moção.