Política

Morando completa 100 dias como secretário de Segurança em SP

Ricardo Nunes e Orlando Morando (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, completou 100 dias no comando da secretaria de Segurança da Prefeitura de São Paulo. Neste período, entre as prioridades da gestão Ricardo Nunes para a área estiveram o fortalecimento do trabalho da Polícia Municipal, que passou a contar com 500 novos agentes e 50 viaturas elétricas, a ampliação do Programa Smart Sampa, atingindo a marca de 25 mil câmeras inteligentes na cidade, e com a instalação do Prisômetro.

“A Secretaria de Segurança Urbana vem trabalhando de forma incansável para devolver ao morador de São Paulo a tranquilidade de caminhar pela cidade sem medo. Tenho muita satisfação em fazer parte dessa gestão de menos discurso e mais ação, de entregas e resultados. Estamos empenhados em avançar cada vez mais, usando a tecnologia a nosso favor, para que o criminoso não tenha vez e que nenhuma região da cidade fique descoberta”, ressalta Morando.

Uma das principais conquistas é expansão do Smart Sampa, que já conta com 25 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. A tecnologia já passou, inclusive, a integrar o sistema de transporte público municipal, com a entrega dos cinco primeiros coletivos elétricos equipados com duas câmeras cada conectadas ao programa. Os equipamentos inteligentes contam com sistema de reconhecimento facial e alertas, trazendo mais agilidade e eficiência ao trabalho da Polícia Municipal no combate à criminalidade no dia a dia.

Outra marca é a instalação do Prisômetro em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, 268, Centro Histórico. O painel de LED fornece à população, em tempo real, como medida de transparência, os números de foragidos da Justiça capturados, presos em flagrante, e desaparecidos localizados por meio do Smart Sampa. Até às 12h de quinta (10), foram 985 condenados enviados de volta ao sistema prisional, 2.208 flagrantes e 53 desaparecidos encontrados.

Operação Paulista Mais Segura

Para intensificar o monitoramento do principal polo econômico e turístico da cidade e seu entorno visando a proteção da população e a prevenção de crimes, a Prefeitura deu início à Operação Paulista Mais Segura. Além do incremento do efetivo da Polícia Municipal, totalizando 376 agentes em patrulhamento diário durante 24 horas, a estratégia conta com suporte da tecnologia do Smart Sampa, com 52 câmeras, drones, cão-robô e base móvel.

Polícia Municipal

Entre as primeiras medidas destinadas à Polícia Municipal estão a formatura de 500 agentes, realizada em janeiro, com a ampliação do efetivo para 7.500 homens e mulheres – a corporação é maior do que a Polícia Militar de 10 estados brasileiros. Soma-se a isso a entrega de 50 novas viaturas elétricas para o reforço das ações de segurança no Centro da cidade, reforçando a frota municipal, que passou a ser de 610 veículos e 220 motos.

Segurança escolar

A Prefeitura também implementou projeto de reforço à segurança escolar com a alocação de agentes da Polícia Municipal em unidades de ensino. A ação foi iniciada em 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) escolhidas levando em conta critérios de vulnerabilidade e registros de ocorrências. A medida tem como objetivo ampliar a sensação de segurança na comunidade escolar, bem como promover a proteção de estudantes, profissionais da educação e famílias.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário