O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, efetuou, na quinta (27), a quarta entrega de cheque no valor líquido de R$ 5.021,08, referente à doação de parte de seu rendimento mensal a entidades com atuação na cidade. Em dois meses, os repasses retroativos do chefe do Executivo a instituições filantrópicas já ultrapassam R$ 20 mil. Até o final do mandato, 48 entidades serão beneficiadas pelo excedente salarial aprovado pelo prefeito antecessor, Luiz Marinho (PT).
Desta vez o valor foi destinado à Associação Beneficente Shekinah (creche Pequeninos do Futuro), sediada no bairro Taboão. Fundada em 1974, a Shekinah é uma entidade sem fins lucrativos, conveniada à Prefeitura, que atende 60 crianças na Educação Infantil, além de 150 jovens e adultos, por meio de serviço social.
“Esta entidade foi uma das contempladas porque desenvolve um trabalho social sério, feito com respeito às pessoas atendidas. Esta associação foi fundada no ano em que nasci e já naquela época fazia um trabalho nobre de distribuição de cestas básicas, agasalhos, cobertores e brinquedos aos moradores de São Bernardo”, destacou o prefeito, durante o ato, que foi acompanhado de parte do secretariado da Administração e de alguns vereadores.
Atualmente, a associação desenvolve projeto para ampliação do atendimento, por meio da construção de uma nova unidade. O espaço deverá aumentar a capacidade para 104 crianças e 300 jovens e adultos. De acordo com a presidente da associação, Marlene da Silva Santos, o repasse recebido do chefe do Executivo irá auxiliar na concretização do plano. “Essa doação será utilizada nessa construção fazendo com que o cronograma previsto seja cumprido”, explicou.
Outras entidades – Esta foi a quarta instituição assistencial contemplada pelo acréscimo salarial. A primeira transferência beneficiou o Centro Comunitário Nossa Senhora do Guadalupe, no Jardim Laura, que atende 150 crianças e adolescentes entre seis e 16 anos, durante período de contraturno escolar. No final de junho, foi a vez da Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, localizada na Vila Campestre, receber o montante. A entidade acolhe em, tempo integral, idosos vítimas de violência e de abandono.
No último dia 14, a doação de parte do salário do prefeito foi destinada ao Semea – Sementes do Amanhã, instituto de assistência social localizado no bairro Riacho Grande. A decisão do prefeito de destinar parte de seu salário para instituições e entidades da cidade ocorreu após impedimento da tentativa de anular a majoração, efetivada em 2016 na Câmara. O pedido de revisão do aumento no vencimento foi rejeitado após o Judiciário considerar que a proposta fere Emenda Constitucional 41/2003, que determina que o subsídio mensal do prefeito seja o maior dos salários entre os funcionários públicos. Com a negativa, Morando pediu auxílio para a Procuradoria-Geral do Município (PGM), uma vez que seu objetivo era devolver o valor para os cofres públicos. Entretanto, a medida voltou a ser reprovada.