Eleições

Morando: “Entregamos todo o Plano de Governo e 30% a mais.”

Apesar da ansiedade para o pleito municipal de domingo (15), confirmar o que apontam as pesquisas de intenção de voto, que sugerem que a disputa em São Bernardo será definida em turno único, o prefeito e candidato à reeleição, Orlando Morando (PSDB), revelou, em entrevista exclusiva, que irá esperar o resultado das urnas com ‘humildade total’.

“As pesquisas nos motivam e nos animam ainda mais e, mostra ao mesmo tempo, que a sociedade a prova a nossa administração, aprova o nosso jeito de governar. A pesquisa, para mim, é um termômetro daquilo que estamos fazendo e, recebo com muito respeito, com muito carinho, caso seja consolidada a nossa vitória, já no primeiro turno. Acho que é muito menos uma questão do partido e muito mais a eficiência da gestão. Não atribuo isso a uma questão partidária, atribuo a uma questão de um governo realizador. Acredito que, nesta eventual possibilidade de conquistarmos a reeleição, neste domingo (15), é um reconhecimento da população”, diz o candidato.

Morando ainda destaca alguns expoentes de seu primeiro mandato, como a Fábrica de Cultura, o Bom Prato, o COI (Centro de Operações Integradas) e relembra a entrega de obras que estavam inconclusas e que foram entregues, como o Piscinão do Paço, os viadutos Mamãe Clory, Castelo Branco. Ainda relata as obras realizadas na sua gestão, como o complexo Tereza Delta, a duplicação da Estrada dos Alvarenga, a reforma de 50 escolas, a entrega de 20 Arenas Parques e 40 Praças Parques. “Em cada canto da cidade, ou conseguimos entregar uma obra nova ou terminar aquilo que estava abandonado. Então, acho que esse é o resultado que colhemos, hoje, das pessoas, é um carinho muito grande nas ruas. É uma coisa maravilhosa a receptividade, como as pessoas nos acolhem nos bairros, nas ruas, no comércio, na indústria”, conta.

 

Segundo mandato

Em um eventual segundo mandato, Morando avalia que terá a oportunidade de realizar mais. “A possibilidade da reeleição nos traz a certeza de que poderemos fazer muito mais. Pegamos São Bernardo com mais de R$ 200 milhões de restos a pagar. Hoje, não há nenhuma dívida, a cidade está totalmente saneada e não tenho nenhuma obra abandonada para entregar. Então, na possibilidade de um novo mandato, tenho certeza que entregaremos, ainda mais. Será um mandato melhor do que esse, por conta disso. A cidade está arrumada, enxuta, sobre o aspecto administrativo”, enfatiza.

 

Plano de Governo

O candidato destaca alguns pontos altos para o futuro segundo mandato, caso seja reeleito. “Te-remos o Hospital da Mulher, que será um grande salto na Saúde, a entrega de novos complexos viários, dentre eles um novo na entrada do bairro Taboão; a ligação entre a Av. Robert Kennedy e o futuro Corredor Couros, para acabarmos com aquele trânsito da Av.Piraporinha; a ligação entre a Av. Lucas Nogueira Garcez e a Av.Pereira Barreto, no Centro e no trevo do Km 14, próximo ao Extra, para acabarmos com aquela ‘tesoura’, que acontece todo fim de tarde na Via Anchieta; além de ampliarmos o nosso programa de reformas de escolas e o aumentar o número de unidades de ensino em período integral”, elenca.

E completa: “no meio do mandato acho umas coisas novas. Entreguei o meu Plano de Governo e 30% a mais do que tinha. No meu Plano de Governo não tinha Arena Park, não tinha Praça Parque, está tudo entregue e, ainda, zeramos a fila das creches”, enfatiza.

  

Pós-pandemia

O prefeito revela que, devido a pandemia, realizou alguns ajustes para adequar o município dentro do orçamento. “Os impactos da pandemia são visíveis, principalmente, na questão do desemprego, mas estamos muito otimistas. Na área da Ford foi finalizada a negociação, quatro grandes empresas estarão migrando para o espaço, com garantia de mais de 3 mil novos empregos no local. Além disso, há a vinda da do Centro de Distribuição da Scania para São Bernardo que, também, agregará muita mão de obra, são 400 novos empregos. Então, no pós-vírus, precisamos focar, ainda mais, na geração de empregos. Também pretendemos manter os programas de incentivos, como já temos, com desconto no IPTU, e, se necessário, um programa de parcelamento facilitado, para aqueles que se tornarem inadimplentes durante a pandemia. Morando ainda assegura: “vamos continuar com os investimentos, garanto isso, mantendo os serviços de qualidade no município e continuar cortando desperdícios”, diz.