ARY SILVEIRA BUENO

Movimento Brasil Digital para todos

Especial para o OSB – Observatório Social do Brasil, apoiador do Movimento e apoiado por ele.
I – Convite do OSB –
Observatório Social do Brasil
Feliz e honrado, aceitei o Convite do OSB para descrever resumidamente o Brasil Digital para Todos, trazendo a inspiração que motivou mais de uma dezena de entidades das quatro hélices (academia, empresa, governo e organizações sociais) e seus representantes, a construir e instalar o alicerce da primeira Coalizão Digital, a hoje Regional do EcoSis – Ecossistema do ABC Paulista, do referido Movimento.
O OSB e o Brasil Digital para Todos tem sido parceiros de primeira hora. O principal tema que os une e complementa é o da Cidadania Consciente.

II – Inspiração Para O Brasil Digital Para Todos
A inspiração para o Movimento se deu entre os anos de 2015 a 2018. Naqueles anos foi desenvolvido dentro do MBC – Movimento Brasil Competitivo, trabalho especial que resultou no documento Coalizão Digital Brasil. Neste documento, o Curador Nacional do Brasil Digital para Todos, o Digital Evangelist Francisco Antonio Soeltl, Presidente do Instituto MicroPower, contribuiu com a sua larga experiência, tratando de aspectos e impactos da transformação digital nas relevantes responsabilidades dos profissionais de Recursos Humanos, dentro das Organizações.
O referido trabalho foi o grande insight e real contribuição para o Brasil ter o seu Sistema Nacional para a Transformação Digital, oriundo do Decreto 9319 de 21/03/2018, e com ele a E-Digital brasileira.
Com o novo governo empossado em janeiro de 2019, havia a preocupação de que o Decreto 9319/2018 viesse a ser cancelado. Para se evitar que isso pudesse ocorrer, Francisco Soeltl em reunião presencial em Brasília se manifestou sobre a grande importância de não somente mantê-lo, como regulamentar e implementar a E-Digital. O resultado foi alcançado em maio de 2019; foi editado o Decreto 9804, que estabeleceu a estrutura de governança para a implantação da E-Digital, dando atribuições e poderes ao CITDigitale passando ao MCTI o exercício da Secretaria Executiva desse Conselho.

III – Criação e Instalação das
Regionais de 2019 a 2022
Assim sendo, em 21 de julho de 2019 foi decidido constituir a Coalizão Digital ABC.
Em 21 de maio de 2020, em plena pandemia, ela foi lançada em evento virtual, com a participação de presidentes de empresas e entidades, reitores, governador do Rotary International – Distrito 4.420 e da Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
Durante o ano de 2021 foram também criadas as Coalizões Regionais: Metropolitana Oeste de São Paulo, da Região Metropolitana de Sorocaba e da Regional do Vale do Paraíba. Outras cinco estão em formação: RS, SC, PR, MG e RJ.

IV – A Construção Da Governança Do Brasil Digital Para Todos
Um importante entregável do Movimento, foi definir a sua Governança em 2022.
Para uma Governança mais simples, flexível e funcional, foram criados três níveis e com as suas ações: operacionais, táticas e estratégicas.
O primeiro nível da Governança (guarda-chuva do Movimento), é exercido por mais de 180 Conselheiros, composto pelo Conselho Superior e Consultivo, com os seus importantes papéis. Como mencionado, tem como Curador Nacional o grande inspirador do Movimento, Francisco A. Soeltl.
O segundo nível é o do SiNEco – Sistema Nacional dos Ecossistemas do Brasil Digital para todos. Para ele há um Curador Nacional, no qual estou curador, que tem como Propósito: Promover a sinergia entre os Ecossistemas Regionais, com estes aderindo a estrutura e entregáveis do Brasil Digital para Todos.
O terceiro e último nível é o da Regional, que também conta com o seu Curador; a do ABC Paulista é exercida por Antonio Carlos Neves. A Regional integra o SiNEco como mencionamos e é a célula, a mola propulsora para sensibilizar, disseminar, levar e trazer o fomento para uma Economia Digital, que são suportados pelos 5 (cinco) Pilares e 23 Fundamentos do Brasil Digital para Todos.
O Curador, juntamente com o Conselho da Regional, entre os seus papéis tem também o propósito de promover as sinergias para a Transformação Digital e a Inovação, entre os atores integrantes da Regional.
Ressalte-se que há um Conselho para o SiNEco, bem como para a Regional, exercido por meio de Pessoas representantes de entidades das quatro hélices.
V – Finalizando
Você que já conhecia um pouco do Brasil Digital pra Todos, tem aqui um pouco do seu histórico nesses seus três anos de atividades. Você que não conhecia, está convidado a conhecer e integrar o Movimento, que tem na sua essência toda a atenção voltada à Pessoa (em especial quanto a sua Capacitação Digital); ela no centro de tudo.
Venha para o Brasil Digital para Todos!
A ASPR é uma das Organizações apoiadoras do Movimento e também te convida a conhecer e integrá-lo.