Quatro cidades do ABC se destacaram no Connected Smart Cities 2022, ran-king que mapeia o Brasil, considerando os setores estruturantes para o desenvolvimento de cidades inteligentes, divulgado na quarta (5), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema ocuparam boas colocações no estudo, composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos: Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Mobilidade, Segurança, Meio Ambiente, Tecnologia & Inovação e Saúde. O ranking é elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta e apoio do jornal O Estado de S. Paulo, e mapeia 680 municípios com mais de 50 mil habitantes.
No ranking geral, São Caetano ficou na 4ª colocação, São Bernardo na 27ª posição, seguida por Santo André (36º) e Diadema (43ª). As demais cidades do ABC não apareceram na lista das cem cidades mais inteligentes do país. Ribeirão Pires apareceu somente no quesito Urbanismo, na 90ª posição, Rio Grande da Serra aparece no 94º lugar em Mobilidade e Mauá obteve o 39º lugar em Urbanis-mo e 94º em Segurança.
São Caetano manteve a primeira colocação em Segurança, em comparação ao ranking de 2021 e subiu do segundo lugar para a primeira posição em Educação. De acordo com a secretária municipal da pasta, Minéa Fratelli, educação é prioridade na cidade. “É uma escolha da gestão que faz a diferença para o trabalho rea-lizado. Investimos em infraestrutura, currículo, ações pedagógicas e em tecnologia porque nessa fase contemporânea é impossível fazer Educação como se fazia no século passado. É preciso que os espaços e o tempo dos estudantes sejam ressignificados, com o uso da tecnologia em favor da Educação, o que gera aprendizagem e os bons resultados que temos obtido em avaliações internas e externas”, afirma Fratelli. O município se destacou também nos quesitos Governança (2ª posição), Saúde (3ª posição), Mobilidade (5ª) Economia (6º lugar no ranking).
São Bernardo se destacou em Urbanis-mo (3ª posição), Governança (6º lugar) e Economia (8º). No quesito Saúde, a cidade subiu 19 posições, passando para a 59º lugar, em comparação com o ano passado. No quesito Segurança, a cidade ficou em 16º lugar e, em Educação, não foi pontuada entre as cem mais. Santo André teve bom desempenho em Tecnologia (5º lugar no ranking), Mobilidade (13ª), Economia (16ª) e Governança (20ª). Nos quesitos Educação e Saúde, o município não teve pontuação suficiente para ficar entre as 100 primeiras cidades. Diadema registrou bons resultados em Empreendedorismo (13ª posição), única cidade do ABC a pontuar neste quesito, Saúde (17ª posição), Economia (21ª) e Segurança (24ª). Em Educação, a cidade não pontuou entre as cem mais.