Educação

“Na Fundação, temos um ecossistema de aprendizagem com projetos inovadores”, diz reitor

O Centro Universitário da Fundação Santo André (FSA), está com inscrições abertas para o vestibular 2025. São mais de 23 cursos na área de engenharia, direito, arquitetura, psicologia, publicidade, comunicação, design, biomedicina, os cursos na área de TI e novos cursos como o de sucesso do cliente, inteligência artificial e ciência da computação.

O reitor da FSA, Rodrigo Cutri, em entrevista exclusiva, contou que a instituição é nota máxima no MEC e que o curso de Psicologia é destaque.  “A nossa psicologia é a maior e a melhor psicologia do ABC. Com muito orgulho, conquistamos esse grande título para a nossa instituição”, afirma.

Para 2025, também há novos cursos de Biomedicina, Design, Ciência da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Sucesso do Cliente e o curso de Inteligência Artificial. “Já preparando nossos alunos para o que há de mais novo no mercado de trabalho”, diz.

Os estudantes podem ingressar na FSA de três maneiras. “Ele vem diretamente pelo Enem, ou ele vem pela redação online, que faz diretamente pelo site, ou pela prova objetiva, que ele também faz diretamente pelo site. Então, ele deve se inscrever pelo nosso site (www.fsa.br/vestibular) “, explica. O reitor também revela que também está aberto o programa de transferência, para alunos que já são veteranos em outra instituição e queiram vir adentrar na FSA.

A Fundação é reconhecida pela sua excelência. “Somos uma instituição que há seis anos já recebe o prêmio de responsabilidade social pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior, uma instituição que há quatro anos recebe o prêmio de excelência em gestão empresarial pelo SEBRAE Santo André, uma instituição que está há mais de 70 anos formando egressos e profissionais para o ABC com mais de 100 mil alunos formados, mais de 110 laboratórios”, enfatiza Cutri.

Rodrigo Cutri: reitor da Fundação Santo André

Educação a Distância

Além da grade curricular, o reitor ressalta o “ecossistema de aprendizagem” da FSA. “Temos uma estrutura, todo um ecossistema de aprendizagem com projetos inovadores que os alunos vão colocar a mão na massa, desenvolver a iniciação científica, atividades de extensão voltadas para a comunidade, para desenvolver atividades e projetos para poder se ambientar, trabalhar em equipe, aprender a fazer uma gestão adequada e poder entregar o melhor para a comunidade”, completa.

Aos estudantes que trabalham e não têm disponibilidade de estar fisicamente todos os dias na universidade, é oferecido os cursos EAD (Educação a distância). “Temos a possibilidade de o aluno cursar um conjunto de disciplinas EAD, e temos os cursos, também que são totalmente EAD. Temos, hoje, três ofertas, o curso de Pedagogia EAD, o curso de tecnologia em negócios imobiliários e o curso de gestão pública, voltado totalmente à distância, que tem os requisitos presenciais que são exigidos pelo MEC, mas tem muito mais flexibilidade na condução das atividades pelos estudantes”, explica.

A Fundação também oferece um programa de internacionalização virtual. “Temos uma parceria com mais de 110 instituições em 28 países, onde os alunos podem cursar disciplinas nos Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina, de maneira totalmente gratuita. Ele vai fazer essas disciplinas online e validar isso dentro das atividades do currículo dele”, afirma.

Mercado de Trabalho

De acordo com Cutri, a missão da FSA étransformar vidas pela educação. “Entendemos que transformar a vida do jovem, fazer com que ele consiga uma boa colocação no mercado de trabalho, que ele consiga abrir, depois,o seu próprio negócio, caso seja interesse dele. Começa desde o primeiro dia de aula trabalhando a empregabilidade. Então, há a Semana de Talentos, onde ele vai desenvolver atividades como por exemplo, fazer um currículo, como se portar em uma entrevista, como fazer um LinkedIn, como abrir uma empresa. Tudo para que ele possa desenvolver e abrir sua mentalidade”, conta.  

O índice de empregabilidade da FSA é de 92% segundo o reitor. “Temos muito orgulho de trazer para o grande ABC e para toda a região um aluno com uma excelência de formação”, frisa.

Novidades para 2025

Para 2025, Cutri antecipa algumas novidades, tais como os cursos de pós-graduação. “Estamos com 16 cursos de pós-graduação totalmente online, onde o estudante, em 12 meses, já obtém o seu MBA, obtém a sua especialização, todas com aulas assíncronas e implantamos, também, uma plataforma de cursos livres para aquele que quer fazer pequenas atualizações de 2h a 40h de curso. O estudante vai poder ter um certificado com a qualidade da Fundação Santo André no seu currículo”, diz.

O reitor ainda conta que a FSA está ampliando o programa de bolsas. “Temos um caráter muito sério, muito forte nessa responsabilidade social de permitir que esse aluno consiga cursar a sua faculdade. E estamos também com novos cursos, não vou dar o spoiler ainda, mas vai vir boas novidades”, garante. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário