Autos

Na Volkswagen, 2024 será o ano do Golf

O Golf é o coração da marca Volkswagen – e merece ser chamado de “bestseller” mais do que qualquer outro modelo. Mais de 37 milhões de veículos foram vendidos em oito gerações. A Volkswagen está celebrando este modelo popular para marcar seu 50º aniversário no ano que vem. Afinal, o Golf deu forma à mobilidade não apenas na Alemanha, mas também em muitas outras regiões em todo o mundo. A empresa, porém, não está olhando apenas para o passado como parte das comemorações pelo aniversário: a apresentação mundial do novo Golf acontecerá já no final de janeiro. E como todos os seus antecessores, ele vai trazer inúmeras inovações para a produção em série.

Primeiro Golf

Foi uma verdadeira revolução automotiva quando a Volkswagen apresentou o primeiro Golf e, assim, o sucessor do legendário Fusca em 1974: com tração dianteira e um conceito geral variável, graças ao grande porta-malas e ao encosto do banco traseiro dobrável. Além disso, o design de linhas retas criado por Giorgetto Giugiaro ajudou a Volkswagen a adotar um novo estilo, que teve continuidade em seus sucessores. Rapidamente, o Golf tornou-se um verdadeiro “Volkswagen” e o primeiro milhão de unidades foi vendido já em 1976. Desde então, mais de 37 milhões de veículos foram entregues. Isso fez do modelo compacto o carro de maior sucesso na Europa, o Volkswagen mais vendido em todos os tempos – e um ícone.

Não importa qual geração – o segredo do sucesso foi e continua sendo a soma de todas as suas características. Isso porque o Golf sempre foi um companheiro perfeito para a vida diária, reunindo versatilidade, funcionalidade, confiabilidade e qualidade. Ao longo das décadas, o portfólio foi ampliado para incluir mais variações, como o Golf GTI, Golf Cabriolet, Golf Variant e muitas outras. Com cada nova geração do modelo, tecnologias no estado da arte, conceitos de segurança e itens de conveniência foram senso incorporados à categoria dos compactos. Dessa forma, o Volkswagen Golf democratizou não apenas tecnologias como o conversor catalítico e o sistema de freios antiblocantes (ABS), mas também os airbags, controle de velocidade de cruzeiro e sistemas de assistência eletrônicos, assim como propulsão híbrida leve (mild hybrid) e plug-in.

No Brasil, o modelo desembarcou em sua terceira geração, em fevereiro de 1994 – o Plano Real ainda engatinhava e a Seleção Brasileira ainda não era tetracampeã.

Em sua trajetória no País, foi importado do México, da Alemanha, e chegou a ser produzido na fábrica da Volkswagen em Curitiba (PR). A Garagem VW II, acervo de carros históricos na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo, guarda uma unidade do Golf GTI VR6, modelo esportivo e limitado, fabricado no Brasil. Trata-se de uma unidade feita em 2003 e que serviu como carro de teste do departamento de Imprensa e posteriormente foi incorporada ao acervo VW.

Golf 50

No ano do seu 50º aniversário, a Volkswagen apresentará o desenvolvimento evolutivo da oitava geração do Golf. Ele vai impressionar com detalhes visuais refinados, novos sistemas de assistência e trens de força e também pelos novos sistemas de informação e entretenimento e software. A apresentação mundial do novo Golf ocorrerá em poucas semanas, com a pré-venda na Europa programada para o segundo trimestre de 2024.