Fabio Picarelli Opinião

Natal, símbolo da esperança e renovação

O Natal é marcado por celebrações em família e ao lado dos amigos. A festa é uma importante data cristã em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro.
O espírito natalino invade os corações das pessoas, esbanjando fraternidade, paz e amor ao próximo. O Papai Noel, o presépio, o anjo, a ceia e a árvore de Natal, o panetone, o peru, são símbolos máximos nesse período do ano. A troca de presentes também é um hábito em muitos países.
Mas, o que significa cada um desses símbolos?

  • Papai Noel – A lenda diz que o Bom Velhinho lançava moedas pelas chaminés das casas da população mais pobre, na Turquia. A figura do Papai Noel vestido de vermelho e branco, de barba longa, distribuindo presentes para as crianças já faz parte da Era Moderna. É muito explorado pelo comércio.
  • Presépio – representação do cenário onde nasceu Jesus, com as figuras de Maria e José, rodeados pelos animais.
  • Anjos – uma alusão a Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria a luz o menino Jesus. São os mensageiros de Deus.
  • Ceia – momento de união e gratidão que acontece na véspera do Natal (24) ao lado da família e amigos. Algo seme-lhante a Santa Ceia, a última refeição de Jesus com seus discípulos, celebrada com pão e vinho.
  • Árvore de Natal – o pinheirinho é a espécie mais usada para decorar com luzes, enfeites e diversos adornos. Representa a vida, a esperança, a renovação e a união. A estrela no topo simboliza a Estrela de Belém e as bolas coloridas, os frutos da vida.
  • Panetone – a iguaria de origem italiana surgiu através de um engano de Toni, o em-pregado que estava exausto de atender todas as encomendas de Natal e errou na receita do pão que seria servido na ceia do patrão. O equívoco originou o nome panetone: pão, de pani; e Toni, o no-me do padeiro.
  • Peru – representa a fartura da colheita. A tradição vem dos Estados Unidos, prato típico do Dia de Ação das Graças desde 1621.
  • Presentes – O hábito de trocar presentes se relaciona à visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, que levaram ouro, incenso e mirra. O ouro simboliza a realeza; o incenso, a divindade; e a mirra, o aspecto humano.
    A origem da data está ligada às festas pagãs romanas e outras culturas. A palavra Natal vem do latim “Nativitas”, que significa nascimento.
    Pela História, o período de celebrações se estende por 12 dias: de 25 de dezembro a 6 de janeiro, Dia dos Santos Reis. Tanto que no Oriente o nascimento de Jesus é comemorado em 7 de janeiro.
    Hoje a data tem uma grande importância especialmente para o comércio. É o principal período do ano para as vendas em geral.
    Apesar de toda a pompa que rodeia o Natal, é sempre bom lembrar que é tempo de reflexão. Mais que uma data importante no calendário, o Natal desperta em nós a necessidade de repensar sobre as nossas ações e ser mais solidário uns com os outros.
    A mensagem espiritual reporta aos caminhos que devemos seguir para prosperar no futuro. Amar ao próximo como nos amamos. Vivemos no mundo onde muitas pessoas precisam de atenção, colaboração, respeito, alegria e gratidão. Nunca é tarde para ajudar o outro.
    Em nome do prefeito Gilvan Ferreira e o meu queremos desejar a todos um Natal repleto de luz, amor e paz. E um próximo ano ainda mais vitorioso, de muita saúde e predisposição em busca dos nossos sonhos!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário