A Nestlé Brasil, subsidiária da maior fabricante de alimentos e bebidas do mundo, anuncia um novo ciclo de investimentos no país, no valor de R$ 7 bilhões entre 2025 e 2028. O novo aporte será direcionado à modernização industrial, inovação em categorias estratégicas, avanços em sustentabilidade e ampliação de capacidades produtivas, acompanhando o forte crescimento da companhia no país.
“O Brasil se estabeleceu como um dos três mercados mais importantes da Nestlé globalmente e peça central na estratégia de crescimento da Zona Américas. Este novo montante vai contribuir para que a operação brasileira siga como um motor de crescimento da companhia”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

(Foto: Divulgação)
Os investimentos contemplam diversas frentes. Na divisão de Confectionery, em que o Brasil é o maior mercado do mundo para a Nestlé, o destaque é a ampliação da fábrica de Vila Velha (ES), com novas linhas de chocolates, bombons e chocobiscuits (combinação de biscoito com chocolate) – tecnologias que sustentam o avanço de marcas icônicas como Caribe e Serenata de Amor.
Em Cafés, a Nestlé Brasil fortalece sua jornada de premiunização com destaque para a expansão da linha Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros (MG), e a instalação de nova linha de extração de café solúvel em Araras (SP). Além disso, será ampliado o parque de máquinas de bebidas da Nestlé Professional, unidade de negócios voltada ao canal Out Of Home (alimentação fora do lar) que é hoje a maior da Nestlé no mundo e deve alcançar 30 mil máquinas até o final de 2025.
Na categoria de Nutrição, serão feitos novos aportes na planta de Ituiutaba (MG), com foco na produção de fórmulas infantis ou leites de crescimento, com destaque para as linhas de Ninho, Nestogeno e Nestonutri. Globalmente, a companhia investe 1,7 bilhão de francos suíços por ano em pesquisas e desenvolvimento, incluindo aquelas sobre nutrição materna e infantil.

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O segmento de Petcare também recebe atenção estratégica. Purina, marca da Nestlé para nutrição animal, inicia a operação de sua nova fábrica em Vargeão (SC) em agosto. Com conceito de indústria 4.0, a planta representa investimento de R$ 2,5 bilhões (resultado do ciclo anterior de aportes) e posiciona o Brasil como plataforma exportadora para América Latina, EUA e Europa, especialmente em alimentos úmidos para cães e gatos.
“Nosso foco está no fortalecimento do core, na premiunização de categorias e na aceleração de marcas com alto potencial. Em 2025, estamos intensificando o trabalho com itens que chamamos de ‘turbo’ como Chocotrio, Nescafé Farmers Origins e bebidas prontas para adultos”, completa Melchior.
No eixo de sustentabilidade (ESG), a Nestlé Brasil vai avançar em projetos de eficiência energética em diversas unidades fabris (todas as 18 fábricas operam com algum tipo de energia elétrica renovável), além de expandir sua liderança em agricultura regenerativa nas cadeias de cacau, café e leite. Hoje, mais de 40% dessas matérias-primas já são obtidas de propriedades com práticas regenerativas, superando a meta global prevista para 2025 (20%).
“A sustentabilidade está impulsionando o valor dos negócios por meio de impacto positivo em larga escala. Aceleramos nossa jornada ESG criando resiliência nas nossas principais cadeias produtivas, que são a do cacau, do leite e do café”, afirma o CEO.
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