Para oferecer opções que atendam a diferentes perfis, necessidades nutricionais e apoiem mães e pais em qualquer situação do dia a dia, Nestlé NaturNes é a nova marca de papinhas da Nestlé para o mercado brasileiro. Com nome e identidade visual renovados, a marca vai trazer novas receitas totalmente clean label. Os primeiros lançamentos são quatro opções orgânicas, que já estão disponíveis para venda no mercado brasileiro desde maio desse ano.
“As novas papinhas fazem parte do trabalho da companhia de fomento da cadeia de orgânicos, neste caso, com foco no desenvolvimento de produtores do interior de São Paulo. Toda linha virá com uma fórmula contendo ingredientes de uma produção orgânica, receitas nutricionalmente balanceadas e próximas da alimentação caseira”, destaca Ionah Kochen, Head de Nutrição Infantil da Nestlé Brasil.
Além de serem fabricadas sem adição de açúcares*, sal** ou conservantes***, as papinhas Nestlé NaturNes não contêm adição de amido e não contêm glúten. A linha é produzida em consonância com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, com o olhar para as necessidades nutricionais de cada fase da criança. Elas são elaboradas com ingredientes rigorosamente selecionados, desde o plantio até a colheita, e contam com o controle de qualidade Nestlé em todo o processo de produção, na fábrica da companhia em São José do Rio Pardo (interior de São Paulo).
“O próprio nome NaturNes é um neologismo entre Nestlé e natureza. Isso mostra o cuidado especial que existe com o produto, desde o plantio. Vale ressaltar também que a Nestlé possui parceria com microprodutores. Os fornecedores selecionados precisam atender aos padrões de qualidade da Nestlé Nutrição Infantil e a legislação brasileira. Para isso, é feita uma auditoria e análise de todos os ingredientes em todos os aspectos: sensorial, físico químico e microbiológico”, complementa Ionah.
A linha orgânica de Nestlé NaturNes está disponível em quatro sabores – banana, maçã, uva com banana e goiaba com banana, em potes de 120g – e é indicada a partir dos seis meses. A marca será comercializada em todos os supermercados e farmácias. A linha regular será substituída gradualmente nos pontos venda, a partir de outubro de 2019.
Vale frisar que a linha atual de Nestlé Papinhas disponível no mercado não possui adição de açúcar nem conservantes, por conta da tecnologia do processo de fechamento a vácuo. Além disso, é nutricionalmente balanceada, oferecendo qualidade e segurança para os bebês de diferentes faixas etárias.
Investimento em orgânicos
Como líder no setor de alimentos, a Nestlé assumiu um papel importante no apoio ao desenvolvimento de novas frentes de mercado no Brasil, como é o caso do segmento de orgânicos. Em fevereiro de 2018, lançou a Aveia Orgânica Nestlé, e, em março de 2019, o primeiro chocolate orgânico em grande escala – Talento Terruá – edição limitada em quatro sabores, Açúcar de coco, Açaí, Maracujá e Cupuaçu, elaborados com cacau orgânico e 100% originário da mata atlântica, sem glúten e sem lactose. Ao estimular a cadeia de orgânicos, a Nestlé beneficia todos os atores envolvidos em determinada produção.
Jornada mais saudável
A Nestlé investirá R$ 680 milhões em tecnologia e inovação no setor do agronegócio no estado de São Paulo até 2020, com foco em produtos orgânicos e embalagens sustentáveis. Em paralelo, vem reduzindo ingredientes como açúcar, sódio e gorduras de seus produtos para ir ao encontro das novas demandas dos consumidores por produtos mais saudáveis. Desde 2014, foram reduzidas mais de 14 mil toneladas de açúcares, mais de 5 mil toneladas de gorduras saturadas e mais de 300 toneladas de sódio. Também, nos últimos cinco anos a companhia renovou mais de 8 mil produtos globalmente, em razão de considerações nutricionais ou de saúde. A meta global para 2020 da Nestlé é reduzir em 5% os açúcares adicionados e em 10% o sódio. Em 2018, os produtos Nestlé entregaram à população brasileira mais de 6 mil toneladas de vegetais, mais de 3,5 mil toneladas de nuts e sementes, e mais de 12 mil toneladas de cereais e grãos, um crescimento de 20% na comparação com 2016.