Opinião

NET e Claro lançam tecnologias na ABTA

Apesar do aumento da alíquota de ICMS, de problemas regulatórios e da retração da base registrada nos primeiros meses de 2016, o mercado ganhou audiência, anunciou José Felix, presidente da América Móvil durante coletiva de imprensa na ABTA 2016. “No primeiro trimestre deste ano, os canais de TV por assinatura registraram audiência histórica, conectando mais de 2 milhões de pessoas por minuto, mas do que o dobro em 3 anos”, disse Felix.

Banda larga de 1 Gbps
A NET, Claro e Embratel apresentaram novas tecnologias e tendências para a indústria de TV por Assinatura e Telecomunicações, como a nova Giga velocidade na banda larga com Docsis na versão 3.1, que viabiliza ofertas de velocidades de até 1 Gbps de download nas redes HFC.

4K
A tecnologia 4K oferece resoluções denominadas Ultra HD (UHD), com imagens cerca de quatro vezes mais nítidas que o HD. São 3840 x 2160 pixels, enquanto as imagens em alta definição oferecem 1920 x 1080 pixels (Full HD). Para viabilizar a transmissão, as imagens seguem o padrão de codificação digital HEVC, que otimiza a qualidade e a transmissão, e o televisor precisa ser compatível com a tecnologia, para exibir as imagens nesta resolução.

Jogos Olímpicos
As operadoras vão disponibilizar 25 canais HD dedicados ao evento, de todas as emissoras detentoras dos direitos de transmissão no Brasil (canais de TV aberta e TV por Assinatura). Isso garantirá uma cobertura ao vivo inédita e incomparável com as outras edições dos Jogos olímpicos.
“Realizaremos a maior cobertura de todos os tempos, com uma grade de canais dedicada aos jogos. Todos os clientes, da NET e da Claro HDTV, poderão curtir este grandioso evento. Será uma cobertura histórica da TV por Assinatura, na primeira vez em que o Brasil sedia os Jogos”, diz José Antônio Félix, presidente do Grupo América Móvil no Brasil.
As empresas também apostam na oferta cada vez maior de conteúdos com qualidade e variedade, para serem entregue aos clientes nas mais diferentes formas e telas.
NOW completa cinco anos com 1,5 bilhão de programas assistidos
A plataforma conta hoje com mais de 35 mil conteúdos, como filmes, séries, shows, documentários e programas infantis, entre outros.
Um dos grandes diferenciais do NOW é a possibilidade de assistir aos conteúdos dos programas de TV por Assinatura de forma totalmente gratuita, na hora em que o cliente desejar. O acesso a esse conteúdo, disponível para clientes NET e Claro HDTV que assinam os canais de TV por Assinatura, representa atualmente 70% de tudo que é consumido na plataforma.
“Após cinco anos do lançamento, o NOW é um grande sucesso, comprovado não só por meio de números, mas também por conta de pesquisas realizadas pelo mercado. Segundo o Datafolha, por exemplo, nos últimos dois anos o NOW foi a plataforma de VOD mais lembrada em São Paulo”, conta Márcio Carvalho, diretor de Marketing para o mercado residencial e combos da América Móvil. “