Vitrine

Nivea lança novo marco no Brasil: o toque que inspira conexões

A Nivea, uma das maiores marcas de cuidado com a pele do mundo, lançou, na terça (25), durante coletiva de imprensa, um novo marco: “O Toque que Transforma e Inspira Conexões”.

A empresa iniciou pesquisa com 12 mil pessoas, em 11 países, sobre o poder do toque, que foi associado ao cuidado, carinho, amor e afeto. O estudo foi realizado em duas fases, antes e durante a pandemia, e apontou os benefícios do toque para a saúde mental e física. Para 88% dos entrevistados, o toque humano é a chave para levar uma vida plena e feliz, 76% afirmam que pele saudável e bonita dá confiança para se conectar com os outros e ainda 87%acreditam que a pele é essencial para o toque.

O levantamento constatou ainda que a solidão e a falta de toque são mais latentes do que nunca, nesse atual cenário da pandemia. As medidas para conter a disseminação do novo coronavírus ainda colocam algumas comunidades em situação de risco de isolamento social e emocional de forma mais acentuada. Para o diretor de Recursos Humanos da Nivea, Juan Pablo Leymarie, o toque muda situações, independentemente de como elas estão. “Dá cura, esperança, reaviva e reanima as pessoas”, enfatizou.

Segundo o presidente da Nivea, o novo marco é importante para a empresa no Brasil. O país representa a segunda maior operação da Nivea do mundo. “Mesmo com a pandemia, vivendo o momento mais difícil, estamos crescendo nas vendas dos produtos de cuidado com a pele, primeiro com o rosto e depois, também, com o corpo. As pessoas estão mais tempo em casa e dedicando mais tempo para o autocuidado”, revelou. O presidente deixou claro que as normas de distanciamento social impostas pela pandemia são importantes e que a Nivea não está incentivando o contrário com essa nova campanha. O objetivo é alinhar a empresa ao novo propósito, fazendo diferença no mundo, transformando e melhorando vida se que isso vem do encontro entre o legado da empresa, com o futuro.

 Segundo a diretora de marketing da Nivea Brasil, Andréa Bó, a marca apoiará ações sociais com base em estudos científicos para transformar vidas de milhares de brasileiros por meio do toque. Serão realizadas transformações em três frentes: colaboradores, sociedade e consumidores. Para isso, a Nivea se uniu à consultoria Purpose e definiu grupos que sofrem com o isolamento social e a falta do toque. “A marca irá apoiar ações sociais, ao longo dos próximos anos, para beneficiar comunidades que mais precisam de cuidado, são elas: idosos e cuidadores; LGBTQIA+ com foco na comunidade trans e mulheres negras da periferia”, disse Andréa.

Para o grupo de idosos, em parceria com ONGs, serão realizadas capacitações aos treinadores, treinamento em massagens terapêuticas, atividades de dança-terapia, experiências sensoriais envolvendo o toque e treinamentos sobre saúde mental; para a comunidade LGBTQIA+, projetos e casas de acolhimento que recuperam a dignidade e a segurança das pessoas e para as mulheres negras, treinamentos,capacitação e oficinas que promovam a geração de renda, estimulando o empoderamento profissional, social e psicológico.

O evento, que contou com apresentação da atriz Camila Pitanga, teve a participação especial da doutora em patologia, biomédica e mestre biotecnologia, Jaqueline Goes, que se destacou no Brasil, por fazer parte da equipe responsável pelo sequenciamento do primeiro genoma do vírus SARS-CoV-2,apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. “O toque é importante, pois diminui o estresse, ansiedade e depressão, aumentando os níveis de ocitocina e promovendo o bem-estar emocional. O chamado hormônio da felicidade (ocitocina) reduz doenças inflamatórias, a dor física, diminui a pressão arterial, a frequência cardíaca e acalma pacientes com Alzheimer”,revelou. Segundo a doutora, a solidão, a falta de toque pode agravar quadros de depressão e ansiedade.