Saúde

No ABC, 201,3 mil pessoas possuem alguma deficiência

O principal tipo é a deficiência visual, seguida pela deficiência física, intelectual e auditiva

No ABC, o principal tipo é a deficiência visual. São 99,4 mil pessoas. Em seguida, a deficiência física (67,6 mil pessoas), intelectual (39,8 mil) e auditiva (35,3 mil)

No sábado (21) de setembro, foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A Lei no 13.146/2015 visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social. O País tem hoje aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com idades de 2 anos ou mais com deficiência. O número corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. No Estado de São Paulo, são 3,5 milhões, cerca de 8% do total de habitantes do Estado.

Nas sete cidades do ABC, segundo dados do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, hoje são 201,3 mil pessoas com deficiência, o que corresponde a 7,1% da população total da região. Em 2010, o ABC possuía 148,4 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

O principal tipo é a deficiência visual. São 99,4 mil pessoas. Em seguida, a deficiência física (67,6 mil pessoas), intelectual (39,8 mil) e auditiva (35,3 mil).

O capacitismo que é o preconceito contra as pessoas com deficiência e o desconhecimento que impedem a efetivação prática de direitos, foi tema do I Encontro Nacional do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre os dias 18 e 20 de setembro.

Segundo o CNJ, apesar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrar 18 milhões de pessoas com deficiência no país, no Judiciário, apenas 0,8% da magistratura e 2,9% dos servidores e servidoras apresentam essa condição. Analisando a empregabilidade
de pessoas com deficiência no ABC, no mês de junho, das 37,9 mil admissões, apenas 183 foram de pessoas com deficiência. Visando ampliar a participação deste público no mercado de trabalho, Prefeituras do ABC praticam ações como os Feirões Inclusivos, destinadas ao público PcD.

Homenagens aos paratletas – O Governo de São Paulo assinou, na quarta (18), decreto que renomeia a estação Jabaquara da Linha 1- Azul do metrô para Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro. A ação ocorreu em cerimônia de recepção à delegação brasileira e aos atletas do Time SP que representaram o país nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Foto: Paulo Pinto – A.Brasil

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário