Passadas as eleições, o país agora vive a expectativa do hexa na Copa do Mundo, que começa no próximo dia (20) de novembro. Além das comemorações da Copa, tem ainda as confraternizações de fim de ano, que leva milhares de pessoas aos bares e restaurantes. O cenário é positivo e setor de bares e restaurantes está otimista. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), até o momento, 45% do setor afirmou ter a intenção de realizar contratações, sendo que dois em cada 10 iniciou a ampliação do quadro de funcionários no último mês.
Entre os empresários que pretendem contratar trabalhadores, 63% deles apontam como motivo o aumento na demanda por conta destes eventos que costumam aquecer o setor. Por outro lado, 20% dos empresários informaram que buscam mais gente para ampliar o negócio com novos produtos ou com a abertura de filiais. O ABC segue no mesmo ritmo. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (Sehal), Beto Moreira, pelo menos 60% dos bares e restaurantes da região devem promover contratações temporárias. “Este ano poderá haver uma projeção ainda maior em função dos jogos da Copa do Mundo, que começam em novembro.
Muitos bares agitam a comemoração para os seus clientes assistirem nos estabelecimentos junto com amigos ou familiares, o que demanda mais consumo e consequente mais emprego. De acordo com a avaliação do presidente da entidade, as contratações temporárias têm chance de emprego efetivo. “Mas isso vai depender da política econômica, portanto, só no ano que vem será possível saber, o que será definido com o resultado das eleições”, afirma Moreira. Segundo a Abrasel, as funções mais procuradas por quem pretende contratar são: auxiliar de cozinha (59%), garçom (55%), atendente (49%), cozinheiro (40%), chefe de cozinha (17%) e gerente (14%). Os dados foram levantados junto a 1.709 empresários do setor em todo o país entre os dias 21 e 30 de setembro deste ano.
Na foto, Beto Moreira, presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (Sehal).
Foto: Sehal