Cidades

No ABC, aumento de IPTU chega até a 102%


Janeiro é o mês de pagar tributos. Os moradores do ABC já se preparam para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cujo o pagamento já foi iniciado nos últimos dias.

A Folha questionou as Prefeituras do ABC em relação ao aumento do valor do IPTU 2026. Embora as administrações afirmaram que foi aplicada somente a correção da inflação, em Santo André, uma moradora do Jardim Ocara recebeu um aumento de 81,15%. Em 2025, a munícipe pagou o valor de R$ 289,42. Este ano foi para R$ 524,29.

Outro caso na cidade foi na Vila Assunção. Moradores de um condomínio na Rua Venezuela, no Jardim Bela Vista, estão indignados com o aumento de 102% no valor do IPTU, sendo que no condomínio vizinho, o IPTU foi reajustado apenas com a correção da inflação.

Em Mauá, segundo a Prefeitura, em alguns casos, foi necessária a aplicação da revisão do IPTU prevista desde 2017, quando uma lei apresentada pela gestão da época, alterou a Planta Genérica de Valores (PGV), base utilizada para o cálculo do imposto. A legislação previa um aumento significativo a partir de 2018, com aplicação gradual ao longo dos anos. Neste ano, cerca de 80 mil imóveis terão o IPTU corrigido apenas pelo índice da inflação, fixado em 5,1%, e outros 6 mil imóveis terão variação entre 5,11% e 35%.

Para quem se organizou e fez uma reserva financeira, o pagamento pode ser feito em cota única com desconto, como em São Caetano, que concede 3% de desconto para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista.

Em Santo André, o desconto é ainda maior, de 10%. Quem parcelar em duas vezes, respeitando os respectivos vencimentos, ainda tem desconto de 5%. Em São Bernardo, o desconto é de 5%. Em Mauá, o pagamento começa somente em março. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão 5% de desconto, percentual que pode chegar a 10% para quem estiver em dia com o IPTU.

Já para o pagamento parcelado, será concedido 5% de desconto aos contribuintes adimplentes. Diadema inicia o calendário de pagamentos, na segunda (12), com 5% para pagamento à vista. O mesmo desconto será aplicado aos moradores de Ribeirão Pires. Caso o morador ainda não tenha recebido o carnê, o mesmo pode ser acessado nos sites das Prefeituras.