Educação

Letícia Fermiano: professora do ABC publica primeiro livro para atender pedido de aluno

Publicado em 2019, “Minha Professora é uma Bruxa” foi bem recebido pelo público. No ano seguinte, a autora se inspirou em outra aluna para escrever “Os Monstros do Quarto de Alice

Leticia Fermiano

“Prô! Essa sua história é tão legal, podia virar um livro, né?”. O pedido sincero de uma criança levou Leticia Fermiano a tomar coragem e publicar seu primeiro livro. A professora criava histórias para seus alunos do Ensino Fundamental 1 e assim surgiu “Minha Professora é uma Bruxa”.

   A história sobre um garoto que, logo em seu primeiro dia de aula, descobre que sua professora é uma bruxa, fez tanto sucesso na escola onde lecionava, que alunos de outras turmas, esperavam ansiosos para poder participar da contação da história, com direito a professora fantasiada e maquiada como bruxa.

   Publicado em 2019, “Minha Professora é uma Bruxa” foi bem recebido pelo público. No ano seguinte, a autora se inspirou em outra aluna para escrever “Os Monstros do Quarto de Alice”.

   Foi assim que Letícia Fermiano ingressou na carreira literária e começou a participar de eventos e conseguir bons resultados com as vendas, porém, com a chegada da pandemia de Covid-19, tudo mudou. Ao enfrentar momentos delicados, a escrita tornou-se uma válvula de escape e Letícia começou a escrever romances.

   “Passei a escrever um romance, só por distração, mas depois de pronto, mostrei para uma amiga que me incentivou a mandar para uma editora, e aí meu caminho na escrita mudou”, conta.

   Foi assim que Letícia reconectou-se com sua adolescente interior, uma garota que lia muito e escrevia como hobby, inspirada pela beleza e diversidade de universos que a literatura permite explorar.

   “Rascunhos de um Romance” foi a estreia da autora no gênero. O livro é formado por três contos de três jovens mulheres, Liz, Clarice e Mel, vivendo suas vidas, seus amores, escolhas e perdas. “Meu primeiro livro foi como um presente para mim mesma. Paguei apenas a cota mínima obrigatória, só que aí vendi tudo, a editora fez o e-book e lançou na Amazon, e vendi mais do que esperava. Isso me deu gás para continuar escrevendo e ver isso como uma carreira em potencial”, afirma.

   Após o sucesso do primeiro romance, Letícia Fermiano publicou “Desencontros do Amor”, “No Meu Caminho” e “Recomeços”. Atualmente, tem dois livros em andamento, um novo romance chamado “Todas as Nossas Estrelas” e uma distopia com título “Fim dos Dias”.

   “Para mim, escrever é a mais pura forma de liberdade, é uma maneira de expressar sentimentos e criatividade, transformando sonhos em realidade. Cada história que crio é um convite para os leitores se aventurarem nesse mundo cativante que é a literatura”.

   Além do gosto pela literatura, Fermiano também tem outros interesses. Foi assim que surgiu o podcast “Clube do Arrepio”. Desde criança, Letícia assiste filmes de terror, gosto que compartilha com a prima Vânia. “A ideia do podcast veio dela. Sempre estávamos batendo papo sobre o tema e pensamos ‘porque não fazer um podcast de algo que a gente gosta e entende bem?’”, conta Letícia. “Agora o podcast tem menos de um mês de estreia, mas tem sido muito divertido realizar essa produção. Estou amando essa nova experiência”, completa.

   Mesmo com uma parte do coração apaixonada por terror, Letícia gosta mesmo de histórias de amor: “sou uma romântica, gosto de finais felizes. A vida já é difícil demais, eu gosto de acreditar que tudo vai ficar bem no final e gosto de colocar isso nas minhas histórias”.

   Letícia Fermiano está trabalhando para alcançar o objetivo de viver somente pela escrita, mesmo em meio aos desafios do mercado editorial brasileiro. Porém, para a autora, “saber que seu livro é o favorito de alguém, vale todo o esforço”.

(Fotos: Divulgação)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário