AME Memórias de São Bernardo

No tempo dos lampiões a gás surge a Auto Viação ABC

Ônibus Jardineira – um dos primeiros veículos da Viação ABC (acervo da Viação ABC)

João Setti, filho do imigrante italiano Adelelmo Setti, que chegou ao Brasil em 1878, no Vapor Le Sully, conta que, ”em 1910, aos 12 anos, gostava de ir à escola com seus irmãos, mas esperava ansioso o final das aulas porque tinha muito trabalho pela frente.” Ele ia ajudar o pai a dirigir o tílburi – uma espécie de grande charrete coberta com lona, puxada por cavalo – a única condução de aluguel a fazer o trajeto entre a Villa de São Bernardo (hoje o centro da cidade) e a Estação de São Bernardo – estação de trem – localizada em Santo André.
O João levantava muito cedo para cuidar dos cavalos antes de ir para a escola e sobrava pouco tempo para brincar com os amigos ou ir até o armazém de secos e molhados da família Sabatini, na Rua Marechal Deodoro. Em 1982, aos 84 anos de idade, lembrava-se com saudades da época em que São Bernardo era iluminada pelos lampiões a gás, acesos ao cair da tarde pelo sr. Felipe.
E da admiração causada pela instalação da energia elétrica na Villa, em junho de 1909, pela Light & Power Co.. Ele também observava os grupos de operários descendo a Marechal Deodoro vestindo camisetas e calças de brim sarjados, dirigindo-se às fábricas de móveis, enchendo a rua com o som de seus tamancos.
Em 1925, João Setti decide criar a primeira linha regular de coletivos do município ligando São Bernardo a Santo André, investindo na primeira Jardineira, um ônibus aberto de ambos os lados da marca Fiat , que ainda pertence e está no acervo da família Setti. Assim foi criado o embrião da Auto Viação ABC, o primeiro grupo empresarial do transporte neste setor no hoje Grande ABC.

Elexina Neri de Medeiros D’Angelo – integrante da Ame (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Antiga Jardineira que fazia o trajeto São Bernardo-Santo André (acervo da Viação ABC)

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