A Seleção Brasileira de natação paralímpica encerrou a sua participação, no sábado (22), na etapa do World Series dos EUA, realizada em Mineápolis, com quatro medalhas conquistadas – foram um ouro, uma prata e dois bronzes no total.
No último dia de provas, o país disputou apenas uma final, com a fluminense Camille Cruz, que terminou a disputa na quarta colocação na prova dos 100m costas feminino, com o tempo de 1min22s20. As disputas no World Series são multiclasses e a premiação é feita de acordo com o Índice Técnico da Competição (ITC). Outra brasileira brasileira a cair na água neste sábado em Mineápolis foi Raquel Viel, da classe S12. Ela completou a prova dos 100m costas em 1min19s29 e não conseguiu avançar das eliminatórias.
As medalhas conquistadas pelo Brasil na competição foram com a nadadora pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), que obteve três pódios (ouro nos 50m livre, prata nos 100m peito e bronze nos 100m livre) e com a fluminense Lídia Cruz, bronze nos 50m peito.
O país foi representado por seis nadadores: Alan Kleber Basílio e Lídia Cruz, ambos da classe S4 (comprometimentos físico-motores), Camille Cruz, da classe S9 (para atletas com limitações físico-motoras), Carol Santiago e Raquel Viel, ambas da classe S12 (baixa visão), e Wendell Belarmino, da classe S11 (atletas cegos).
Esta é a terceira etapa da competição com presenças de nadadores paralímpicos brasileiros em 2023. Antes, o Brasil esteve representado nas disputas em Sheffield (ING) e Lignano (ITA).
Foto: Cleber Mendes / CPB