Educação

Novo Curso de Bacharel em Química da FSA integra IA em sua matriz

São oferecidas 70 vagas (noturno) de um dos mais tradicionais cursos de Química do ABC, que teve avaliação 4 do MEC

O Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) volta a oferecer no vestibular de verão de 2025 o tradicional curso de Bacharel em Química. São 70 vagas (noturno) de um dos mais tradicionais cursos de Química do ABC, que teve avaliação 4 do MEC.

O objetivo do curso desde o primeiro semestre é trabalhar as habilidades profissionais do estudante, não apenas técnicas e acadêmicas, mas com foco na formação pessoal, por meio do nosso conjunto de disciplinas do core curriculum, que é um diferencial da FSA. Além disso, desde o primeiro semestre o estudante é preparado para trabalhar com Inteligência Artificial, tendo disciplinas específicas para utilizar essas ferramentas no contexto profissional.

A Fundação oferece aos seus estudantes vários programas integradores, iniciação científica, central de estágios, laboratórios equipados com equipamentos atualizados e diferenciados em todos semestres e em todas as áreas da química, ou seja, um curso muito moderno, que forma o profissional apto para trabalhar no polo químico (ABC). “Estamos em uma região com muitas empresas da área da química, como as petroquímicas, indústrias de tintas, plásticos, cosméticos, automotivas, adesivos, materiais elastoméricos, farmacêuticas, ambientais, entre outras. A profissão tem grande demanda, pois pode-se trabalhar em diversas frentes. O profissional da química também pode ter seu próprio negócio prestando serviços para outras empresas”, conta a professora e coordenadora adjunta do curso de Química, Edith Malateaux.

Edith reforça que atualmente a formação de um bacharel em Química visa proporcionar uma base sólida nos diversos ramos da química, preparando o profissional para atuar em atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e processos industriais. O currículo abrange áreas fundamentais como química analítica, orgânica, inorgânica, físico-química e bioquímica, além de disciplinas complementares em física e matemática.