Estamos em 1952. Primeiro ano da administraรงรฃo do prefeito Lauro Gomes. Eu, procurador jurรญdico da prefeitura e esta funcionando provisoriamente num prรฉdio central na Rua Dr. Flaquer, esquina da Marechal Deodoro, em instalaรงรตes precรกrias, inadequadas: um salรฃo grande servindo para tudo onde aos sรกbados o prefeito Lauro Gomes, 1ยบ mandato, recebia em audiรชncia munรญcipes que o procuravam, ou para uma visita, ou alguma reivindicaรงรฃo e ele atendia a todos pacientemente. No fundo desse salรฃo, o gabinete do prefeito, com trรชs mesas, apenas: uma para ele, ao fundo; outra para Rita Zincaglia, eficiente secretรกria que o serviu enquanto prefeito, nesse e em outros mandatos, um deles em Santo Andrรฉ, de onde saiu trรชs meses depois rumo ao cemitรฉrio. E uma para mim, procurador jurรญdico da Prefeitura, o รบnico. Sรฃo Bernardo, era uma cidadezinha de 40 mil habitantes, Rua Marechal Deodoro, duas mรฃos, trรขnsito pequeno de veรญculos e de povo. Tereza Delta, a prefeita a quem Lauro sucedera, era entรฃo deputada estadual e, claro, contra o prefeito para o qual perdera a eleiรงรฃo, com candidato por ela apoiado. Eleitorado รญnfimo: Lauro elegeu-se com menos de 3.000 votos, derrotando o candidato oficial, parente de Teresa Delta. Como deputada estadual ela combateu Lauro atรฉ o dia em que se rendeu ร forรงa polรญtica do prefeito. Claro, pois ela tinha sido senhora absoluta do pedaรงo, rebenque na mรฃo, ameaรงador, vestindo um culote, ostentando restos de comando polรญtico.ย Por fim, aproximou-se do prefeito atรฉ fazer as pazes com ele, trabalhando na Assembleia Legislativa como deputada, verdadeira auxiliar do novo chefe polรญtico do municรญpio.ย Pois, ela atรฉ entรฃo, era referรชncia polรญtica, agora em declรญnio em face de uma lideranรงa maior que chegava
Foi nesse Sรฃo Bernardo, pequeno burgo dos anos 1952 e seguintes, que comeรงou a formar-se o grande municรญpio de nossos dias. Uma curiosidade: o administrador que jรก nascia com a forรงa de sua capacidade gerencial (ele fora um, dos dirigentes do Frigorรญfico Wilson, de onde foi buscado para a tarefa, que muito bem desempenhou, de grande prefeito e modernizador da administraรงรฃo atรฉ entรฃo acanhada, em um inexpressivo municรญpio na regiรฃo do ABC, que ainda engatinhava. E deixou de engatinhar quando Lauro tomou iniciativas em favor da vinda para cรก de grandes empresas montadoras de automรณveis, despertando a โvilaโ para os arranques progressivos de hoje. Basta lembrar como fato importante a Rua Marechal Deodoro, antes apenas uma acanhada via de paralelos e sentido de mรฃo dupla, convertida desde entรฃo num verdadeiro โinfernoโ com excesso de veรญculos e comรฉrcio sempre em desenvolvimento, como talvez hoje o maior centro comercial do ABC.
Ainda 1952:ย e aqui entra a estรณria do Fusquinha.ย Antes,ย veรญculo importado ele rodava pela cidade dirigido por uma loira que chamava aย atenรงรฃo de todos. Era uma das poucas viaturas trafegando solta pelas mรฃos de uns poucos (inclusive a tal loirinha, principal propagadora dele) que apenasย anos depois comeรงou a ser produzido aqui, ensejando grande progresso do municรญpio e da regiรฃo do ABC. O รบltimo exemplar desse importante veรญculo รฉ produzidoย no Mรฉxico, seu tรบmulo definitivo.ย ย ย Nรฃo resta a menor dรบvidaย quanto a que o prefeito Lauro Gomes foi o grande impulsionador da grandeza de Sรฃo Bernardo do Campo e do progresso que hoje exibe como um dos principais municรญpios da regiรฃo do ABC.ย E o nome da Lauro Gomes hoje ainda perdura na mente de uns poucos, jรก que a vidaย assim se fazย e o progresso fica a dever a tantos que de um modo ou de outro se juntam paraย continuar melhorandoย as conquistasย de que desfrutam geraรงรตes apรณs geraรงรตes:ย Sรฃo Bernardo ostentando com orgulhoย hoje e sempre : Capitalย dos mรณveis e deย automรณveis.













