O Dia do Trabalho foi celebrado, na quinta (1) de maio. A data entrou para a história, após uma greve operária, nos Estados Unidos, durante a Revolução Industrial, no final do século XIX, reivindicando uma jornada de 8 horas por dia e melhores condições de trabalho.
Naquela época, as jornadas dos trabalhadores eram de 12 horas por dia. Para garantir a redução do expediente, os trabalhadores de Chicago organizaram uma greve para 1º de maio de 1886. Estima-se que essa greve geral mobilizou 340 mil trabalhadores nos Estados Unidos.
A paralisação prosseguiu nos dias seguintes, e alguns incidentes foram registrados contra trabalhadores em greve. No dia 3 de maio, alguns deles foram mortos por policiais, e, no dia 4, milhares se reuniram na Praça Haymarket para protestar. O protesto, que era pra ser pacífico, tornou-se um grande massacre promovido pela polícia norte-americana. Na ocasião, uma bomba explodiu perto de alguns policiais, causando a morte de sete deles e de quatro civis. Então, os policiais, presentes na praça, começaram uma violenta repressão. Muitos trabalhadores foram presos e estima-se, também, que mais de 100 trabalhadores ficaram feridos.
A data passou a ser homenageada por grupos socialistas, que lembravam a luta dos trabalhadores, e se consolidou em 1919, quando a França alterou a jornada diária para oito horas e transformou o 1º de maio em feriado. No ano seguinte, a União Soviética também passou a celebrar essa data.
No Brasil, o 1º de maio passou a ser cele-brado informalmente por trabalhado-res na década de 1910 por movimentos de trabalhadores, que ganhavam força no país e tornou-se oficial, durante o governo de Artur Bernardes. A celebração foi cooptada pelo ex-presidente da República, Getúlio Vargas, que desenvolveu uma forte política trabalhista, concedendo benefícios à classe trabalhadora, enquanto mantinha uma ditadura no País.
Atualmente, o Dia do Trabalho é feriado nacional por determinação da lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.
A população ocupada no Brasil, ou seja, o número de pessoas trabalhando, foi de 102,7 milhões, de acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de fevereiro de 2025. A força de trabalho brasileira (pessoas ocupadas e desocupadas) foi de 110,7 milhões. A taxa de participação no mercado de trabalho foi de 62,5%. Já a taxa de desocupação no trimestre móvel, encerrado em fevereiro de 2025, foi de 6,8%. O rendimento médio dos trabalhadores foi de R$ 3.378 no trimestre móvel encerrado em fevereiro de 2025.
O País também registrou uma taxa de informalidade de 38,1% no mercado de trabalho no trimestre até fevereiro último. Havia 39,079 milhões de trabalhadores atuando na informalidade no período, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A luta atual dos trabalhadores no Brasil é contra a escala 6×1 (trabalho por 6 dias seguidos com um dia de descanso) por mais qualidade de vida e melhores condições de trabalho. A principal reivindicação é a redução da jornada semanal de trabalho para 36 horas, com a possibilidade de adotar modelos como a semana de trabalho de quatro dias.
O Dia do Trabalho foi celebrado em diversas cidades do Brasil com show e apresentações culturais. No ABC, o evento: ‘1º de Maio no ABC: 100 anos de lutas e conquistas’, promovido por diversos sindicatos da região, reuniu milhares de pessoas, no Paço de São Bernardo, com os shows de artistas como Belo, MC Hariel, Pixote, Tiee, entre outros.
Adicione um comentário