O crescimento do turismo propicia o fortalecimento do empreendedorismo em Paranapiacaba e vice-versa.
De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), desde 2022 até o fim de 2024 cerca de 30 novos empreendimentos já se instalaram na Vila em setores variados, em especial da gastronomia, do artesanato e da hotelaria.
No turismo, somente no ano passado a Vila recebeu 600 mil visitantes. O número representa mais da metade de turistas que estiveram em Santo André, conforme o Observatório do Turismo lançado pelo Governo Gilvan Junior em fevereiro de 2025 com o intuito de monitorar e divulgar os indicadores de desempenho para formulação de políticas públicas de incentivo.
Esta semana diretores da entidade que representa o comércio no município estiveram na Vila para discutir ainda mais essa expansão. Recebi o presidente Evenson Dotto; os diretores Pedro Cia Jr., Ari Barcelos, Paulo Cesar Ferrari, Claudio Barberini e Fábio Franchin; e o vereador e empresário da área da Educação, Daniel Buissa.
A ocasião foi ótima para trocar idéias e sugestões para o futuro, baseadas num plano de trabalho consistente de melhorias na infraestrutura, que já está em andamento.
Colocar os equipamentos e imóveis de Paranapiacaba em ordem após um vácuo de quase duas décadas sem investimentos foi o primeiro passo para alavancar o turismo. Hoje, quem visitar a vila inglesa tem a disposição um trem turístico especial da CPTM nos finais de semana; museus que contam a história ferroviária; um campo de futebol, o primeiro do Brasil com medidas oficiais; um memorial do futebol, o esporte trazido por Charles Miller; um reformado relógio da estação todo iluminado; e um cinema totalmente revitalizado, o Cine Lyra, para projeções de filmes e exposições.
Além disso, a Prefeitura de Santo André em conjunto com os empreendedores local se empenha em promoções para atrair cada vez mais turistas. A parceria alavancou o sucesso de eventos como o tradicional Festival de Inverno; a Convenção de Bruxas e Magos; o Festival de Fotografia, o Halloween, o Steamcon e as datas comemorativas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e o Natal.
Entre os empreendimentos que se instalaram na Vila estão cafeterias, restaurantes, chopperias, artesanato milenar japonês, artesanatos e produtos místicos em geral, antiquário e um e circuito de hospedarias e pousadas para acolher turistas da região, do Brasil e do exterior.
Os diretores da Acisa aproveitaram para conhecer e desbravar um pouco esses espaços a fim de promover iniciativas favoráveis para os comerciantes associados à Acisa e aqueles que buscam novos negócios. A associação, inclusive, está disponível para orientações e capacitação.
Com certeza em breve teremos ações que resultem no fortalecimento da economia na região, com mais qualidade de vida para os empreendedores, moradores e turistas.
Paranapiacaba está situada a 30 Km do centro de Santo André. Apesar de estar no alto da Serra do Mar, rodeado de vegetação típica da Mata Atlântica, entre nascentes e o Oceano Atlântico, faz parte da Região Metropolitana de São Paulo. O pequeno vilarejo foi formado por ferroviários ingleses da São Paulo Railway que vieram em 1860 para construir a linha férrea Santos-Jundiai, importante canal para escoamento de produtos como o café.
É tombado pelos conselhos de patrimônio federal, estadual e municipal e pleiteia o título de Patrimônio Mundial da Humanidade junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Aguardem! Vem aí mais novidades em breve!
Adicione um comentário