gestão da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense completou oficialmente um ano no dia 1º de janeiro de 2026. Foi no primeiro dia do ano de 2025 que Gilvan Ferreira (PSDB) tomou posse como prefeito eleito de Santo André, dando continuidade ao Governo Paulo Serra. Na mesma data empossou a equipe de secretariado e adjuntos.
Durante a campanha fez a promessa de promover uma reforma administrativa para transformar a Gerência de Paranapiacaba e Parque Andreense, então vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, em Subprefeitura. O projeto foi enviado à Câmara anterior a posse, logo após as eleições municipais de 2024. Antes mesmo do recesso parlamentar legislativo foi aprovado e sancionado.
Assim começou a saga de uma região distante da zona central andreense, de características próprias, rodeada pela vegetação da mata atlântica e da represa Billings, duas riquezas naturais do Brasil.
Sediada totalmente em zona de proteção ambiental, o território possui várias demandas como em quaisquer outras localizações.
O primeiro passo foi a elaboração de um planejamento estratégico anual. Entretanto, serviços de manutenção de vias, roçagem e limpeza já fazem parte da rotina diária ininterrupta.
No Parque Andreense foram realizados mais de 52 mil metros quadrados de roçagem; manutenção de 140 Km de vias; substituição de mais de 60 placas de ruas; limpeza de 650 metros do córrego da rua Jacobina e do córrego Tubarão; retirada de mais de 70 árvores por queda natural; instalação de 23 lixeiras em pontos de grande circulação; cerca de 2,8 mil metros quadrados de tapa-buracos; pintura, limpeza e manutenção da academia e brinquedos das praças UBS, Bom Sucesso e Porecatu; limpeza de 4km de canaletas no Clube Anchieta; e limpeza, pintura e manutenção dos brinquedos, cobertura do container e instalação de redes no campo de futebol na Chácara Carreiras.
Além disso implantamos o programa Moeda Verde com 400 Kg de recicláveis e distribuição de 90 Kg de alimentos na primeira edição; criamos o Cinema temático; e promovemos a 1ª Festa das Crianças e a visita do Papai Noel. Na área da Saúde realizamos 40 castrações em cães e gatos; participamos da campanha de vacinação e do Dia D da Saúde com 109 atendimentos.
Para esta temporada daremos sequência ao programa Banho de Luz e a ligação da rede de água em parceria com a Sabesp. Já está aprovado o projeto ecoponto e o curso de primeiros socorros. Estão no radar ainda a pintura e manutenção da Subprefeitura e do CESA; a inclusão do programa Rua Nova; acompanhamento da duplicação da rodovia Índio Tibiriçá e a extensão do contrato de manutenção da Vila para o Parque o Andreense.
Na Vila ferroviária, as restaurações foram os destaques em 2025, além das manutenções rotineiras. Só de roçagem, a média ficou entre 80Km a 110Km por mês. Entregamos o primeiro auditório com capacidade de 49 lugares durante os festejos de 472 anos de Santo André. No passado o espaço era uma casa que foi destruída pelo incêndio em 2007, localizada no caminho da Estrada do Hospital Velho. Inauguramos também o Gabinete Histórico, um local que guarda relíquias como o documento de compra da parte Baixa de Paranapiacaba pela Prefeitura, equipamentos da ferrovia e troféus esportivos.
Iniciamos ainda a reforma do Clube União Lyra Serrano; o restauro de 34 casas em parceria com o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); as pavimentações da rua Schnoor e da estrada de terra entre Campo Grande e Paranapiacaba; e acompanhamos de perto a construção do viaduto da região do Campo Grande e os projetos de restauro do Museu Funicular.
Eventos também foram importantes para movimentar a economia local. Batemos recorde de público no Festival de Inverno (270 mil pessoas em dois finais de semana). E recebemos turistas de várias localidades na Convenção de Bruxas, Halloween, Férias da Vila, Carnaval e tantas outras atrações.
E assim seguimos em frente para o segundo ano da Subprefeitura!













Adicione um comentário