Opinião

O verão acabou

Para muita gente o trimestre de verão agrada, sol, chuva passeios gostosos, passeios adoráveis, sol abundante e também as consequências dele quase sempre observadas pela cor da pele torrada, pela salinidade intensa que aumenta a melanina e melhora o sono e a alegria da população.
Outros preferem o trimestre do frio. Eu, ao contrário no primeiro caso, prefiro o segundo e vice-versa, porém na minha juventude adorava a estação do frio. Hoje, prefiro sempre a outra. Mas neste artigo, como médico vou fazer algumas recomendações consequentes a maioria de exames e doenças que estão aparecendo, como: o câncer de pele, micoses, etc. Por isso, devemos sempre tomar cuidado do uso indiscriminado de excesso de sol e observar as recomendações dos dermatologistas que nos ensinam como atuar sobre o sol quente e saber quais os melhores horários para receber seus benefícios e também aproveitá-los suas proteções para evitar as lesões causadas por excesso de radiação solar. Apesar de cada um frequentador das praias não ligar para essas recomendações, vou enumerá-las:
Alimentação: Pois, uma alimentação correta pode ser uma aliada para conquistar o desejado “bronze”. Devemos optar pelos alimentos vegetais amarelados ricos em betacaroteno, tipo: cenoura, abóbora, frutas em geral… Pois , o sistema fica mais lento no calor sobre tudo o alimento gorduroso.
Portanto, quanto ao sol quente os dermatologistas indicam ser útil de manhã até às 10 horas e a tarde após às 16 horas e usar os protetores solares a cada 2 horas. Com isso, evitamos as doenças de pele que é objetivo de nossa orientação para diminuir as doenças de pele como o câncer.
Limpeza: Sabemos que no calor, o Sol aumenta a sudorese e a oleosidade da pele, principalmente na zona do pescoço e rosto. Por isso, que sempre ao chegar em casa, devemos lavar bem o rosto como sabonete neutro, principalmente lavar bem as dobras do corpo, debaixo dos braços, as partes íntimas de ambos os sexos, devemos usar sempre roupas de algodão para facilitar a falta de ar e evitar a transpiração e as mulheres usarem, nas suas intimidades, roupas de algodão para evitar umidade e a presença de fungos. Nunca esquecer a ingestão de água e a proteção solar nos horários não úteis à tomada de sol.
Cabelos: Os cabelos parecem bonitos queimados pelo sol, mas o calor pode fazer mal para a saúde capilar e sempre é bom fazer o uso de protetores antes de entrar e tomar sol. Se entrar na água, usar os protetores de cabelo. Também não é bom prender o cabelo ainda molhado ou enxugá-los violentamente, pois, se assim o fizer o deixará quebradiço.
No banho, usar sabonete neutro com água morna ou fria, pois a água quente piora a oleosidade do couro cabeludo e também deve se evitar os secadores térmicos e deixar os cabelos secarem normalmente.
Por tanto, evitar doenças da pele é nosso objetivo, medidas dermatológicas recentes contribuem para a melhoria das irradiações solares. Sem dúvida, além das praias existem outras diversões que usam o sol e devem ter as mesmas proteções para conservação de uma pele saudável.