Negócios

OAB Santo André e Braskem promovem Seminário do Meio Ambiente

A Braskem promoveu, na quarta (23), um seminário especial sobre o meio ambiente em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – 38ª Subseção de Santo André. Voltado para pessoas envolvidas em causas ambientais e advogados, o evento aconteceu na sede da Ordem, no Centro de Santo André. O público presente acompanhou debates de extrema relevância para sociedade além de uma apresentação da orquestra infanto-juvenil Locomotiva, que fez uso de instrumentos construídos com PVC (policloreto de vinila).

“A Braskem realiza constantemente ações de fomento a práticas sustentáveis e de educação em prol do meio ambiente. Este foi o primeiro seminário realizado em parceria com a OAB e acreditamos que sua realização foi de extrema importância para reforçar a temática e pautá-la com conhecimentos jurídicos para auxiliar na atuação das pessoas em prol da preservação ambiental”, explicou Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Sudeste.

Com a organização da Diretoria de Cultura e Cursos Jurídicos da Comissão de Direitos Ambientais, o seminário contou com duas palestras. A primeira foi sobre o “Meio Ambiente na esfera Administrativa e Judicial”, ministrada pelas advogadas Dra. Ana Paula Chagas, Mestre em Direito Ambiental, Executive LLM em Direito Empresarial e Sustentabilidade Capitallism & ESG; e a Dra. Patrícia Barbieri Diesel, Presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB-Santo André, Membro efetivo da Comissão do Meio Ambiente e Chefe da Procuradoria Patrimonial do Município de Santo André Nesse primeiro debate as palestrantes que estiveram na COP27 também trouxeram alguns pontos quanto às conversas que foram realizadas no Egito e o quanto o papel dos advogados pode contribuir para as questões das mudanças climáticas.

No segundo painel com o tema “A relação do Conceito ESG com o Direito Ambiental”, ministrada pela Dra. Renata Amaral, foram abordados alguns aspectos que compõem a política ESG em três pilares: fatores ambientais que envolvem a utilização de energia de forma mais eficiente; adoção de práticas responsáveis em toda a cadeia, evitando o desmatamento e considerando o bem-estar animal e outros; o segundo pilar: fatores sociais com a adoção de políticas de diversidade e inclusão que repudiem qualquer forma de discriminação; adoção de condições de trabalho seguras e saudáveis e etc; e o terceiro pilar com a governança dentro da adoção de políticas responsáveis e transparentes relativas a planejamento tributário, gestão de riscos corporativos, anticorrupção e etc.

Para Dra. Carmen Jane dos Santos Pinto de Castilho – Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Santo André, encontros como esses são necessários para que possamos levar conhecimento sobre a importância do meio ambiente para toda sociedade. “Essa iniciativa é a primeira de muitas que vão surgir em parceria com a Braskem. Foi gratificante unir forçar e canalizar toda energia necessária debatendo temas de conscientização quanto ao meio ambiente em seus aspectos jurídicos”, comenta.