Cidades São Bernardo

Obra do Viaduto Estaiado Robert Kennedy ultrapassa os 90% e deverá ser entregue em agosto

Obra tem investimento de R$ 200 milhões, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado (Foto: PMSBC)

A construção do Viaduto Estaiado Robert Kennedy-Piraporinha, em São Bernardo, na terça (22), ultrapassou a marca de 90% de execução física com uma nova etapa simbólica: a concretagem de quase 200 metros cúbicos de estrutura, envolvendo os segmentos Aduela 09 do vão central – Apoio 01 e Módulo 08 do Ramo 200.

A operação mobilizou 13 caminhões de concreto, marcando uma virada decisiva na execução. O avanço técnico representa mais do que a consolidação de uma engenharia complexa, destaca a aproximação da inauguração deste novo equipamento para a mobilidade da cidade: a previsão de entrega da obra para agosto, mês em que São Bernardo completa 472 anos. Cabe frisar que, para a funcionalidade completa do equipamento, a Prefeitura segue com o avanço da ligação do Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, uma vez que a intervenção integra um novo eixo viário planejado para viabilizar fluidez no trânsito entre bairros como Planalto, Jordanópolis, Paulicéia e Taboão.

Ao todo, o conjunto inclui dois viadutos estaiados e dois convencionais, com aproximadamente 600 metros de extensão sobre a Avenida Piraporinha, sendo mais de 200 metros entre os estais. Vale lembrar que 70% da obra foi realizada em 2025, o que simboliza um verdadeiro salto da frente de trabalho e investimentos no local.

Durante o registro da nova etapa, o prefeito Marcelo Lima reforçou a importância da obra para a mobilidade de toda a região. “Estamos diante de uma obra que vai muito além de uma simples ligação. Ela simboliza o reencontro da cidade com sua capacidade de realizar grandes projetos com qualidade, planejamento e foco nas pessoas. Chegar à reta final deste viaduto, neste momento em que São Bernardo se aproxima de mais um aniversário, é motivo de orgulho de que a cidade tem caminhado pra frente”, frisou.

Com investimento estimado em R$ 200 milhões — viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo -, a obra representa um divisor de águas na modernização da infraestrutura viária de São Bernardo. A retomada acelerada da construção, impulsionada desde janeiro deste ano, permitiu o cumprimento rigoroso de um cronograma técnico baseado em ciclos de produção, nos quais foram construídos em média uma aduela a cada 20 dias.

Responsável pela condução técnica do projeto, o secretário de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo, Francisco Carone, destacou a dimensão estratégica da intervenção. “Estamos acompanhando cada etapa de perto para garantir a execução de forma acelerada e efetiva, e esse avanço na concretagem reforça nosso compromisso com a excelência e o cumprimento dos prazos. Em agosto, entregaremos uma estrutura que marcará um novo tempo para a mobilidade urbana da cidade”, afirmou.

Além de requalificar o fluxo urbano, o viaduto estaiado terá a expectativa de receber cerca de 20 mil viagens diárias, proporcionando maior agilidade nos deslocamentos e reduzindo gargalos históricos da malha viária. O projeto também promove um novo cartão-postal para o município, com tecnologia de padrão internacional e soluções arquitetônicas de impacto visual.

A previsão da Secretaria é que a obra principal seja finalizada em agosto, com conclusão dos acessos, acabamentos e paisagismo logo em seguida. A entrega ocorre em sintonia com outras frentes de infraestrutura que avançam por São Bernardo, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida e da mobilidade urbana.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário