Cidades São Bernardo

Oficina Ortopédica Itinerante de São Bernardo faz 40 reparos em equipamentos em um mês

Programa inédito na cidade disponibiliza, de forma gratuita, serviço de manutenção em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção

A Oficina Ortopédica Itinerante, da Prefeitura de São Bernardo, completa um mês de trabalho nesta quinta (15), com série de atendimentos realizados diretamente na residência dos moradores, percorrendo no período diversos bairros, entre eles Vila União, Cooperativa, Parque São Bernardo, Jardim Silvina e Santa Cruz, no Pós-Balsa, a uma distância de mais de 10 quilômetros do Paço Municipal. O número de equipamentos que receberam reparos e manutenções chega a 40.

O programa, inédito na cidade e lançado em abril pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, disponibiliza, de forma gratuita, serviço de manutenção básica e pequenos reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs). 

O prefeito Marcelo Lima explicou que desde janeiro a gestão tem trabalhado para ter um mapeamento completo da quantidade de munícipes com alguma deficiência ou mobilidade reduzida, de modo que todos possam estar no radar das políticas públicas voltadas a esse público, inclusive dos serviços prestados pela Oficina Ortopédica Itinerante.

“Sabemos que muitas pessoas (com problema de locomoção) não passam pela rede pública e, por isso, estamos fazendo um levantamento para termos a situação real na cidade, e a Oficina Itinerante nasceu a partir de uma demanda deste movimento, de ouvir a população e saber que, em pleno 2025, ainda tínhamos moradores que não saíam de casa porque seus equipamentos de auxílio, de apoio, estavam quebrados e não tinham como levar para consertar por questões financeiras ou dificuldades de locomoção. Foi isso que nos inspirou a lançar a unidade móvel para ir às residências”, pontuou o prefeito Marcelo Lima.

Secretário da pasta responsável pela medida, Fábio Branco avaliou que os números mostram que a implementação do serviço preencheu uma lacuna, ao oferecer serviço que garante mobilidade a quem precisa, sem que necessitem sair de suas residências.

“A Oficina Ortopédica Itinerante responde à demanda da população com deficiência que depende dos seus aparelhos operacionais para realização das atividades do dia-a-dia. Em um mês, percorremos mais de dez bairros do município, garantindo a manutenção gratuita de equipamentos e levando mais do que reparos, mas também inclusão, acolhimento, respeito e atenção. Confiamos que, à medida que o serviço seja divulgado e conhecido, o número de pessoas atendidas aumentará, sem dúvida”, comentou o secretário.

Como funciona:

• Serviço Gratuito:

A oficina ortopédica itinerante oferece serviços de reparo e manutenção gratuitos. 

• Atendimento em Casa:

A van da prefeitura, equipada para realizar os reparos, vai até a casa do usuário para realizar os serviços. 

• Agendamento Prévio:

O atendimento é feito mediante agendamento prévio na Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, por meio do telefone 2630-4107 (também é WattsApp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

• Requisitos:

O usuário deve ser residente em São Bernardo, apresentar documento oficial com foto, fornecer nome completo, CPF, endereço, telefone, e o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do beneficiário. 

• Tipos de Equipamentos:

O serviço abrange a manutenção de cadeiras de rodas, órteses, próteses e outros equipamentos auxiliares de locomoção. 

Objetivos:

• Aumentar a Acessibilidade:

Simplificar o acesso a reparos e manutenção para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

• Garantir a Autonomia:

Permite que as pessoas com deficiência mantenham seus equipamentos em bom estado, garantindo sua autonomia e independência. 

• Promover a Inclusão:

Leva serviços de manutenção diretamente à residência do usuário, promovendo a inclusão e o respeito.

Foto: PMSBC

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário