Negócios

Oficina Trama Afetiva oferece imersão cultural em Moda Regenerativa

Projeto seleciona 15 participantes para cinco dias de oficinas. Programação inclui aula magna, painéis de discussão e visita à Cooperativa de Catadores Central Tietê

A Trama Afetiva, plataforma de design social e regenerativo idealizada por Jackson Araujo e Luca Predabon, anuncia a abertura das inscrições para a Oficina Trama Afetiva – Imersão Cultural em Moda Regenerativa, que acontece de 28 a 31 de outubro, no Espaço Cultural Publica, na Galeria Metrópole (SP). Serão selecionados 15 participantes para cinco dias de oficinas criativas e práticas colaborativas, com direito a ajuda de custo de R$ 600,00 para cada participante.

Participantes desenvolverão peças autorais a partir da ressignificação de resíduos têxteis
(Foto: Patrícia Araújo)

As inscrições são válidas para estudantes e profissionais interessados nos processos colaborativos de criação em design e moda sob o viés da circularidade e regeneração e podem ser feitas online, via formulário disponível nas redes sociais do projeto (link aqui), até o dia 24 de outubro.

Durante o processo imersivo, os participantes desenvolverão peças autorais a partir da ressignificação de resíduos têxteis, especialmente os náilons de guarda-chuvas descartados, matéria-prima central da Trama Afetiva. Os resultados serão apresentados no Brasil Eco Fashion Week 2025, em exposição e desfile, além do lançamento do livro TRAMA AFETIVA: Costuras para Futuros Possíveis.

Atividades abertas ao público

Além das oficinas destinadas exclusivamente aos selecionados, a programação da Trama Afetiva —- Imersão Cultural em Moda Regenerativa contempla atividades abertas ao público, com conteúdo programático voltado para aprendizagem colaborativa sobre design, moda e empreendedorismo em reinvenção têxtil (processo de transformar resíduos ou materiais inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade).

A imersão contempla uma agenda plural para disseminar conhecimentos sobre o design social e regenerativo, pautados sobre as experiências criativas da Trama Afetiva entre os anos de 2020 e 2025 – pandemia e pós-pandemia – realizadas a partir do uso de náilon de guarda-chuvas recuperados do descarte de resíduos sólidos por cooperativa de catadores e catadoras na cidade de São Paulo.

Na programação, estão aula magna, painéis de discussão, safári cultural e mostra audiovisual. Também será realizada uma visita guiada à Cooperativa de Catadores Central Tietê, onde será apresentado o processo de separação dos guarda-chuvas descartados.

Os encontros vão reunir nomes de destaque da cena da moda, do design e da sustentabilidade, como Alexandre Heberte, Aline Matulja, Jorge Feitosa, Laura Cruz, Maria Gabrielly Dantas, Monica Picavea, Nina Coimbra, Thais Losso, Sioduhi entre outros.

Com esse formato, a Trama Afetiva reafirma sua atuação como uma plataforma que alia arte, regeneração e impacto social, conectando mais de 105 colaboradores entre catadores, costureiras e designers, e também  beneficiando financeiramente cerca de 300 pessoas em São Paulo.

A Imersão Cultural em Moda Regenerativa conta com patrocínio da Hering e da Fundação Hermann Hering., por meio do ProAC ICMS, reforçando o compromisso de fomentar a inovação social e práticas circulares na moda brasileira.

Serviço

Evento: Trama Afetiva – Imersão Cultural em Moda Regenerativa
Data: 28 a 31 de outubro de 2025
Local: Espaço Cultural Publica – Av. São Luís, nº 187, Galeria Metrópole, loja 15, subsolo, República – São Paulo/SP
Inscrições: Formulário aqui – até 24/10 (exclusivas para residentes no Estado de SP)
Informações: Instagram @trama_afetiva

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário