O primeiro edital ‘Braskem: Projetos que Transformam’ que tem como objetivo apoiar projetos sociais voltados ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde a companhia atua, selecionou entre as 280 propostas inscritas, 15 iniciativas de cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e Bahia que serão contempladas com um total de R$1 milhão em incentivos. Em São Paulo, foram registradas diversas propostas da capital paulista, Cubatão, Mauá e Santo André, sendo que três foram escolhidas para receberem recursos financeiros de até R$ 80 mil. Os projetos vencedores foram avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final.
No estado de São Paulo as organizações escolhidas são: União da Saúde sem Fronteiras – Instituto Maria Mercês, com o projeto “Escritório Digital Conectados”; Companhia de Artes Primeiros Passos, com o projeto “Capacitando Para Transformar” – ambas estão presentes na região do entorno do Polo do Grande ABC; e a Associação de Pais e Mestres da EE Professor Zenon Cleantes de Moura (APM), com o “Ampliando Horizontes e Salvando Vidas Pela Educação”, localizada em Cubatão.
“Para a Braskem é muito gratificante ver os resultados expressivos neste primeiro ano de edital. Não foi fácil ter que escolher, seguindo os critérios estabelecidos, apenas três iniciativas em São Paulo frente a mais de 200 propostas recebidas. Estamos felizes em poder colaborar e/ou continuar um trabalho que já vem sendo realizado nas nossas comunidades e de alguma maneira também contribuir para o desenvolvimento das pessoas, explica”, explica Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucional da Braskem no Sudeste.
Durante o processo a empresa ofereceu gratuitamente para todos os inscritos quatro capacitações virtuais que contou com mais de 3 mil expectadores. Agora, as organizações vencedoras participarão de um segundo módulo de ensino sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Após o repasse financeiro, os contemplados têm o prazo de execução de 12 meses para desenvolver os projetos que serão monitorados pela Braskem, por meio de prestação de contas, evidências da realização das atividades previstas, e da execução dos encargos estabelecidos.
Projetos vencedores
Proponente: União da Saúde Sem Fronteiras – Instituto Maria Mercês
Proposta: “Escritório Digital Conectados” – Criar um escritório digital e oferecer qualificação profissional por meio de ações de capacitação. Neste escritório, jovens vivenciarão a prática e a rotina de uma agência de marketing digital e, dentre as atividades, estão previstas oficinas práticas de social media, produção de conteúdo e monitoramento de redes sociais, edição de vídeos e imagens e conteúdos sobre cidadania e ética.
Proponente: Companhia de Artes Primeiros Passos
Proposta: “Capacitando para Transformar” – O projeto visa oferecer oficinas culturais para mulheres e crianças negras pobres e pessoas LGBTQIA+ em artesanato, para venda em redes sociais, feiras itinerantes e pontos turísticos de Mauá. As oficinas serão ministradas 3 vezes por semana, 4h por sessão. Além disso, será oferecido atendimento psicológico presencial 1 vez por semana, com meta total de 280 atendimentos semanais.
Proponente: Associação de Pais e Mestres da EE Professor Zenon Cleantes de Moura (APM)
Proposta: “Ampliando Horizontes e Salvando Vidas Pela Educação” – Como principal objetivo, o projeto aponta a revitalização da Sala de Leitura da Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, incluindo reforma e pintura do espaço, aquisição de equipamentos e mobiliário para compor a sala, além da contratação de um professor assistente e um neuropsicólogo para atendimento a alunos com necessidades especiais.