Quinta Avenida

Orquestra feminina de Ina Ray Hutton

Ina Ray Hutton, nascida Odessa Cowan no dia 13 de março de 1916 na cidade de Chicago-Illinois, foi cantora, sapateadora e liderou uma das primeiras orquestras exclusivamente femininas da era do swing. Ela começou a dançar e cantar aos 8 anos de idade. Com 15 anos, estrelou a revista “Future Stars Troupe”, no Palace Theatre da cidade. Na Broadway, apareceu nas revistas “Melody” (Melodia), “Never Had An Education” (Nunca tive uma educação), “Scandals Of George White”(Escândalos de George White). e depois em “Ziegfeld Follies” (Loucuras de Ziegfeld) versão de 1934.

Ina Ray Hutton

Em 1934, foi contratada pelo produtor musical Irving Mills para liderar uma orquestra feminina conhecida como “The Melodears”. O grupo incluía as trompetistas Frances Klein, Kay Walsh, Estelle Slavin e Elvirah Roh, trombonistas Ruth Mc Murray, Althea Heuman e Ruth Bradley e Alyse Wells, pelas saxofonistas e clarinetistas Betty Stich, Helen Ruth, Aldir Hall e Jane Cullun, pianistas Ruth Lowe (compositora do famoso e conhecido tema “I´ll Never Smile Again”), Jerrine Hyde e Miriam Greenfield, guitarristas, Helen Baker e Marian Gange, a baixista Marie Lebz e a baterista Lil Singer. The Melodears apareceram em filmes de curtas-metragens e na película “Big Broadcast Of 1936”, gravando canções interpretadas por Ina, antes de se separarem em 1939.
Logo após (1940), ela fundou The Ina Ray Hutton and Her Orchestra (apenas com homens) incluindo os músicos George Paxton e Hal Schaefer. A nova formação apareceu na película “Ever Since Venus”(Desde de Vênus) (1944) e em programas de rádio. Durante a década de 1950, Ina formou novamente uma orquestra feminina, apresentando-se na televisão no “The Ina Ray Hutton Show”. O cantor Stuart Foster atuou como crooner da orquestra, enquanto Ina cuidou dos vocais femininos, além do conjunto vocal Kin Loo Sisters. Seu visual glamuroso e sedutora personalidade no palco, lhe renderam o apelido de “Loira Bombástica do Ritmo”.
Em apresentações públicas, Ina além de liderar o grupo musical, cantava e sapateava com desenvoltura e estilo. A orquestra abriu caminho para as mulheres no jazz, mostrando que instrumentistas femininas podiam liderar e sustentar uma big band de qualidade. A formação original esteve presente entre 1939 e 1944. O acervo discográfico foi gravado nas etiquetas RCA Victor e Vocalion Records.
Na vida pessoal, Ina cresceu na casa de seus avós maternos, junto com a irmã mais nova June Hutton, que se tornou cantora e atuou como componente do conjunto vocal The Pied Pipers em 1944, na big band do trombonista Tommy Dorsey, substituindo Jo Stafford que fora para a carreira solo. A mãe era musicista e usava o nome artístico de Marvel Williams.
Em meados de 1947, Ina se envolveu romanticamente com o maestro Randy Brooks acabando por se casar em abril de 1949, quando o casal se estabeleceu na Costa Oeste da América do Norte, onde ela formou uma nova orquestra feminina que apareceu em programas de televisão entre 1950 e 1955. Ela e Brooks se divorciaram em 1954. Posteriormente, se casou mais duas vezes: com Michael Anter em 1958 e John Curtis em 1963. Ina Ray Hutton se aposentou da música em 1968 e faleceu no dia 19 de fevereiro de 1984, aos 67 anos, na cidade de Ventura-California, devido a complicações com diabetes. Ina Ray Hutton marcou presença na música popular norte-americana e no jazz por sua atuação comandando instrumentistas femininas de alta qualidade.

Ina Rya Hutton and her Melodeers

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário