ARY SILVEIRA BUENO

Palestra aos alunos do CEATEC – PUC Campinas

I – INTRODUÇÃO
Tendo sido convidado para palestrar em 26/09 na 24ª Semana Integrada do CEATEC- Centro de Ciências Exatas, Ambientais e Tecnologia, PUC Campinas, aos alunos do Centro, apresentei uma contribuição do Movimento Brasil Digital para Todos, em sintonia com o Tema e o Objetivo da edição 2022. Nesse artigo, a contribuição apresentada ao CEATEC está resumida.
Tema em 2022 – Mundo Digital: Perspectivas, oportunidades e Desafios do profissional atual.
Objetivo da 24ª Semana: Proporcionar aos discentes a possibilidade de articular entre os conceitos e teorias vistos em aulas e as novidades e tendências do mercado de trabalho.
II – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Ao me estruturar para a palestra, considerando o Tema e o Objetivo da 24ª Semana do CEATEC, me questionei: Que contribuição poderia levar aos alunos?
Lembro que, em função da aceleração das mudanças, da transformação digital, além de falarmos dos desafios do profissional atual, temos de pensar no profissional do amanhã, em um cenário de mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) e BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).
Ao falarmos do mercado de trabalho, considerarmos as novas relações de trabalho e a obrigação de empreender, mesmo que profissional (funcionário) de uma única Organização.
Considerando o acima exposto, teríamos:
“Mundo Digital – VUCA e BANI: Dores/Demandas, Desafios e Oportunidades e Perspectivas para o Profissional de Hoje e do Amanhã”.
Da mesma forma, quanto ao Objetivo da Semana, teríamos:
Proporcionar e provocar os discentes, quanto a efetiva possibilidade de empreender/articular os conceitos e teorias vistos em aulas e as novidades e tendências do mercado de trabalho, para o Hoje e o Amanhã.
III – AS QUATRO PERSPECTIVAS ADOTADAS PELO MOVIMENTO BRASIL DIGITAL PARA TODOS, ÚTIL AO ALUNO
Visando colaborar com os alunos do CEATEC/PUC Campinas ainda em 2022 e anos seguintes, em especial após as suas graduações, faço referência a efetiva conveniência, a meu ver, que o aluno observe e utilize as 4 perspectivas abaixo adotadas pelo Brasil Digital para Todos.
Primeira Perspectiva – Os 5 Pilares e os 23 Fundamentos do Brasil Digital para Todos
Utilizar nos conteúdos estudados os 23 fundamentos dos 5 Pilares do Brasil Digital para Todos: Pessoa, Sociedade, Negócios, Governo e Economia;
Segunda Perspectiva – E-Digital com os seus 9 eixos e 100 Ações Estratégicas
Atentar para alinhamentos dos conteúdos estudados com a E-Digital, Decreto 9319/2018 e as ações estratégicas de seus 9 Eixos.
Observação: A E-Digital está em vias de ter publicada a sua atualização.
Terceira Perspectiva – Harmonização das 3 Hélices com ESG
Alinhar os conteúdos estudados com o ESG, por meio da Governança Digital que também contempla indicadores socioambientais;
Quarta Perspectiva – Tecnologias Digitais Habilitadoras
Ampliar e praticar nos conteúdos estudados, o uso de Tecnologias digitais habilitadoras.
Dar atenção, ter um olhar permanente para os conteúdos estudados, em especial para temas transversais, com exigências de aprendizados e de aplicações de conhecimentos multidisciplinares, para as 4 perspectivas acima durante a graduação, podem fazer a Diferença para o aluno e futuro profissional oriundo do CEATEC, no sempre mutante mercado de trabalho.
Para o planejamento e desenvolvimento dos planos de estudos de qualquer Pessoa, é essencial contemplar na formação e na Educação Continuada (life long learning), os impactos positivos da indispensável Inovação (agora INOVABILIDADE – Inovação com Sustentabilidade) e da irrefreável transformação digital de processos e de novos modelos de negócios, sempre tendo as Pessoas ao Centro e o atendimento ao ESG.
Acreditamos que o aluno do CEATEC que se dispuser a agregar na sua formação, por exemplo, os 6 Fundamentos da Pessoa, já irá para o mercado de trabalho com uma boa Vantagem competitiva, que sem dúvida poderá se constituir em importante Diferencial.
IV – CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste mundo pra lá de VUCA, mais para BANI, a utilização das 4 Perspectivas acima nos Planos de Estudos para uma Formação mais robusta, mais compatível com a realidade (Novo Normal), pode fazer a Diferença para o Profissional e sua Organização, para ambos estarem alinhados, sintonizados e em reais condições de estabelecerem conexões empreendedoras.
Ambos precisam aprender a reaprender, compartilhar conhecimentos, experiências de sucesso e melhores práticas e principalmente praticar sinergias com Todas as Pessoas com as quais se relacionarem, de forma pessoal e profissional e globalmente.