Esportes

Paralimpíadas Escolares começam nesta segunda (25)

Disputas ocorrem no Centro de Treinamento Paralímpico com jovens atletas de todo o país

Jovens atletas, de 11 a 18 anos dos 26 estados do país e do Distrito Federal, estarão reunidos, de segunda (25) a sábado (30), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), para as Paralimpíadas Escolares 2024.

Este ano, a delegação de São Paulo, sob coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), reúne 304 atletas e uma equipe 93 adultos, incluindo atletas-guia, profissionais de estafe, técnicos e fisioterapeutas.

Os atletas competirão em 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol PC (Paralisia Cerebral), goalball, judô, halterofilismo, parabadminton, natação, vôlei sentado, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, comenta: “Os últimos oito títulos das Paralimpíadas Escolares foram conquistados pelos nossos atletas e o estado se consolida cada vez mais como referência em inclusão e incentivo ao esporte paralímpico. Reafirmamos esse compromisso em promover o talento das novas gerações, que podem gerar resultados tão bons quanto os conquistados pelo Time SP Paralímpico nos Jogos de Paris 2024.”

A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte. Atual campeão, o estado de São Paulo foi vitorioso nos anos de 2006 e 2009, e de 2011 a 2023. Talentos do Time SP, programa da SEDPcD em parceria com o CPB, como o nadador Talisson Glock, que levou ouro, prata e bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, foram revelados nas Paralimpíadas Escolares.