Opinião

Parceria entre Telefónica e Netflix integrará plataformas de vídeo e TV

Nas últimas três décadas, a digitalização das comunicações tem possibilitado a crescente convergência de mídias. É um fato que tem acontecido em todo o mundo, na área de comunicações, liderada pelas maiores operadoras de telecomunicações.
Um dos melhores exemplos dessa convergência de mídias é o acordo firmado na semana passada entre a Telefónica e a Netflix para integração entre suas plataformas de vídeo e TV na Europa e na América Latina.
A implementação desses serviços integrados será concretizada nos próximos meses, com datas que variam em cada mercado. Se você gosta de filmes e shows via internet da Netflix poderá em breve assistir a toda essa programação pela plataforma de vídeo e TV da Telefónica.
De um lado, a Netflix é conhecida mundialmente como empresa pioneira voltada para o entretenimento na internet, e, de outro lado, a Telefónica como grande operadora de serviços de telecomunicações presente no Brasil, na América Latina e na Europa.
Segundo afirmou o presidente executivo da Telefónica, José María Álvarez-Pallete, “esse acordo é um grande passo na aposta que a Telefónica faz em inovação aberta e na colaboração com companhias líderes de todo o mundo”.
Para o executivo, o objetivo central dessa parceria é levar aos clientes a mais completa oferta de conteúdo de vídeo, seja originalmente produzida pela Telefónica seja de terceiros.
O presidente da Telefónica prevê que essa aliança com a Netflix contribuirá para o enriquecimento cada dia maior do conteúdo das plataformas de vídeo multicanais da operadora.
Do lado da Netflix, seu presidente de co-fundador, Reed Hastings, afirma que essa parceria com a Telefónica irá beneficiar milhões de clientes, que serão capazes de acessar mais facilmente suas séries favoritas da Netflix, documentários, conteúdo infantil e filmes por meio das plataformas da operadora de telecomunicações.
Reed Hastings lembra ainda que, ao tornar disponível o conteúdo da Netflix nas plataformas de TV e vídeo da Telefónica, essa parceria permitirá que seus clientes assistam a todo o conteúdo preferido em um só lugar.
Os primeiros lançamentos serão os da América Latina, nos próximos meses. Já o lançamento na Espanha será no final de 2018. Os primeiros lançamentos em vários países serão anunciados nas próximas semanas. Cada país deverá anunciar essa data, anunciados nas próximas semanas.
O acordo abrange uma série de iniciativas, que variam de acordo com cada mercado, incluindo a integração do aplicativo Netflix App em setop boxes de TV Paga e acesso à Netflix a partir do serviço Movistar Play Video OTT.
Com isso, os assinantes poderão pagar sua assinatura da Netflix por intermédio de sua conta telefónica. Além disso, os serviços da Netflix poderão ser incluídos em determinados planos de dados de vídeo móvel que permitirão aos clientes da Telefónica transmitir vídeo sem consumir sua disponibilidade de dados.
A parceria é, na realidade, um acordo de duas grandes corporações, uma da área de telecomunicações e outra de entretenimento. A Telefónica está presente em 17 países e opera cerca de 357 milhões de acessos ou linhas telefônicas, na Espanha, na Europa e na América Latina.
Já a Netflix está entre as maiores empresas de entretenimento via internet do mundo, presente em mais de 190 países, e com 125 milhões de clientes que desfrutam de mais de 140 milhões de horas em programas de TV e filmes por dia, incluindo documentários, filmes e séries originais.