O período de férias escolares chegou e a Prefeitura de Mauá tem diversas atrações para animar o público de todas as idades. Existem opções promovidas em parceria com a Associação Tryade, que preparou uma programação especial para o mês de julho no projeto Domingou. As atividades acontecem todos os domingos, das 9h às 17h, no Parque da Juventude, na Vila Noêmia.

(Foto: PMM)
Voltado principalmente para as crianças, o evento contará com peças teatrais, apresentações de palhaços, música e contação de histórias. Além disso, o público poderá aproveitar as atividades de esporte e lazer já tradicionais, como triciclo familiar, mini quadras de vôlei, futebol, badminton, mini tênis, tênis de mesa, brinquedos infláveis e pintura facial.
Todas as atrações são gratuitas e contam com o acompanhamento de monitores. Além do Domingou, neste sábado (5), será realizada mais uma edição do projeto Sabadou, das 9h às 17h, no CMEC Parque das Américas (rua La Paz, s/nº). Com proposta semelhante, o Sabadou leva as atividades para diferentes regiões da cidade, mas acontece quinzenalmente e em formato reduzido.
Programação do Domingou em Julho
Dia 6
11h – Peça Teatral ‘Rezas para um Axé’
14h30 – Show com a palhaça Bergamota
Dia 13
11h e 14h30 – Oficina Contação de Histórias
Dia 20
14h30 – Show Duo Brincanto : Uma Viagem Musical
Dia 27
11h e 14h30 – Perna de Pau com Brincadeiras
Parques municipais de Mauá são opções de lazer para toda a família nas férias
Guapituba, Gruta Santa Luzia e Juventude oferecem contato com a natureza, cultura, história e atividades esportivas
Além do Domingou, com a chegada das férias escolares, os parques municipais de Mauá se tornam ótimas opções de lazer gratuito para toda a família. Repletos de atrações naturais, históricas e esportivas, os espaços são ideais para descansar, se exercitar ou simplesmente curtir um dia ao ar livre. Conheça os destaques:
Parque Prefeito Oswaldo Dias
A Prefeitura mantém esse espaço que promove lazer, aprendizado e contato com a natureza. Localizado próximo à divisa com Ribeirão Pires e à estação Guapituba da CPTM, o parque abriga um fragmento remanescente da Mata Atlântica e tem recebido investimentos constantes desde 2021. Como resultado dessas melhorias, a média mensal de visitantes dobrou no último ano, passando de três mil para seis mil pessoas.
Os frequentadores do parque destacam as melhorias realizadas pela Prefeitura, refletidas nas avaliações positivas que atingem 98%. Entre as ações implementadas estão a instalação de um novo playground e academia ao ar livre, reforma do deque, implantação de um jardim medicinal e novas lixeiras ecológicas feitas de paletes. Além disso, o viveiro do parque pretende, em breve, fornecer mudas aos munícipes, incentivando o plantio e a preservação ambiental.
Uma das atrações mais encantadoras do parque é o Jardim das Abelhas Sem Ferrão, localizado próximo à entrada da Avenida Capitão João, ao lado da casa amarela. O espaço conta com cinco colmeias de abelhas nativas das espécies Jataí, Mandaçaia, Lambe-olhos e Bugia. Além da beleza das flores cultivadas no local, como azaleias, sampatiens, bromélias, margaridas, vedélias e begônias, a seleção das plantas foi planejada para fornecer alimento e matéria-prima para esses polinizadores essenciais.
O parque fica na avenida Capitão João, 3220, em frente à Estação de Trem Guapituba (linha Turquesa da CPTM). O local funciona diariamente, das 7h às 17h. O estacionamento, localizado próximo ao terminal de ônibus, fecha às 16h45.
Parque da Gruta de Santa Luzia abriga a nascente do Rio Tamanduateí
O local abriga várias nascentes, cinco delas são do rio Tamanduateí. No local podem ser vistos pequenos peixes, conhecidos como guaruzinhos. Com 450.899,68 m², a área provavelmente fez parte de uma fazenda pertencente aos beneditinos, entre os séculos XVI e XVIII, durante o período de ocupação da região. Mais tarde, parte dessa área passou para as mãos de particulares, recebendo o nome de Sítio Itapeva ou Sítio da Pedra Grande. As pedreiras de granito passaram a ser a principal atividade econômica desenvolvida na área.
No Parque da Gruta, os visitantes encontram animais silvestres, lagos e trilhas, além de áreas para a prática de exercícios, corrida e caminhada e locais para descanso e descontração.
No interior do Parque Ecológico de Santa Luzia, onde funcionou no início do século passado a antiga Pedreira dos Ferrari, encontramos a Gruta homônima. Na época, os cortadores de pedra invocavam a proteção de Santa Luzia, protetora dos olhos, para a realização de suas tarefas. É um patrimônio material e público dotado de valor histórico, ecológico e turístico e é tombado.
O Parque está localizado à rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, na altura da avenida Barão de Mauá, 5.600, entre o Jardim Itapeva e Jardim Adelina. O telefone é 4578-5711. O horário de funcionamento é das 06h às 18h. Os parques têm rondas permanentes da Guarda Civil Municipal.
Visitas Monitoradas: Responsáveis por unidades escolares ou entidades interessadas em agendar visitas monitoradas ao Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia ou ao Parque Natural Prefeito Oswaldo Dias, no Jardim Guapituba, podem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Mauá pelo e-mail educacaoambiental@maua.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4512-7775.
Parque da Juventude: espaço moderno para esportes e cultura
Referência entre os jovens da cidade, o Parque da Juventude foi inaugurado em dezembro de 2016 ao lado do Paço Municipal, no centro de Mauá. O espaço tem 24.742 m² e oferece infraestrutura moderna para lazer e atividades físicas.
Há pistas de skate (adulto e infantil), palco para apresentações culturais, quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, pista de bicicross, trilha de caminhada, lanchonete, sanitários, estacionamento e área administrativa. O equipamento está localizado na rua Francisco Ortega Escobar, próximo à avenida João Ramalho. O funcionamento é das 06h às 22h.
Adicione um comentário