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Páscoa 2023 terá 440 produtos e 163 lançamentos

 Pouco menos de um mês para a Páscoa, o consumidor já encontra lojas e mercados recheados de produtos de presentear e celebrar a data, que é considerada a mais importante para o setor de chocolates. Apesar da alta nos preços dos chocolates, que ficaram, em média, 13,61% mais caros, as empresas do setor prepararam 440 produtos de Páscoa, incluindo 163 lançamentos.

 De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonseca, a indústria oferece itens com diversos preços, gramaturas, formatos e embalagens para garantir que o consumidor tenha a oportunidade de consumir os produtos como quiser e puder. Em entrevista exclusiva à Folha, Fonseca revelou que para a Páscoa deste ano, foram geradas 7,9 mil vagas temporárias e que em 2022 foram produzidas 10,1 mil toneladas de ovos e produtos, alta de 13% em comparação a 2021. O presidente da entidade ainda comentou sobre a influência da crise das Americanas nas vendas do setor. A seguir, trechos da entrevista.

Folha do ABC O que o consumidor pode esperar para a Páscoa deste ano? Será a Páscoa dos lançamentos e inovações ou da variedade em ovos e chocolates para atender todos os bolsos?

Ubiracy Fonseca – De acordo com levantamento realizada KPMG junto aos associados, encomendado pela Abicab, as empresas do setor prepararam 440 produtos de Páscoa, incluindo 163 lançamentos para a Páscoa 2023. Isso tudo para garantir o ato de presentear amigos e familiares na data, que tem a intenção de busca dos produtos. Com uma grande variedade de produtos, a indústria busca sempre oferecer soluções dos mais diversos preços, gramatura, recheio e embalagem. Isso tudo para garantir que o consumidor tenha a oportunidade de celebrar a Páscoa de acordo com a sua possibilidade no momento.

Folha – O endividamento das famílias brasileiras atingiu nível histórico em 2022, segundo mostrou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O cenário pode afetar as vendas neste ano?

Fonseca – É importante reforçar que as empresas do setor oferecem soluções dos mais diversos preços para garantir que o consumidor tenha a oportunidade de consumir produtos como qui-ser e puder. A indústria conta, para 2023, com 440 produtos de Páscoa para a data, incluindo os 163 lançamentos exclusivos. Os consumi-dores também procuram toda a linha de produtos disponíveis, o chamado mix, adquirindo ovos de Páscoa junto com os produtos regulares, permitindo uma ampla escolha, de acordo com suas preferências sensoriais, paladar e necessidades.  

   Para o setor de chocolate, a Páscoa é data mais importante e neste período do ano são gerados um grande número de empregos e negócios. Em 2022, por exemplo, foram produzidas cerca de 10,1 mil toneladas de produtos de Páscoa, aumento 13%.

Folha – Na Páscoa de 2022, foram gerados 8,5 mil empregos temporários no setor. Qual o número de vagas geradas para a Páscoa deste ano?

Fonseca – A indústria estima, para a época de Páscoa de 2023, a contratação de 7.946 vagas temporárias, um dado representativo de empregos e oportunidades. No entanto, o número apresentou queda de 7% em relação ao ano passado. Entendemos que isso pode estar ligado à crescente multiplicidade de canais de compra, com avanço do comércio por internet (e-commerce), aplicativos e outras tecnologias utilizadas atualmente pelo varejo.

   A Páscoa é a principal data para o setor de chocolates e um bom momento para o mercado de trabalho como um todo, além de contribuir com a economia de forma geral, ao abrir as vagas temporárias, o segmento dá a chance para muitos terem sua primeira experiência profissional e oportunidade de efetivação, abrindo a porta para o mercado de trabalho.

Folha- O Brasil possui uma das maiores Páscoas do mundo. Em 2021, foram fabricadas 9 mil toneladas de produtos de Páscoa, segundo dados da ABICAB. Qual foi o volume em 2022 e qual a previsão de produção para este ano?

Fonseca – Para produção da Páscoa desse ano ainda não temos o dado fechado. Porém, para Páscoa de 2022 foram produzidas cerca de 10,1 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, o que demonstra recuperação e crescimento de 13% da produção comparado a 2021, que girou em torno de 9 mil toneladas. Nossas indústrias, cada ano que passa, buscam trazer novos sabores, lançamentos inéditos, parcerias, novos formatos de vendas aos consumidores e novas soluções ao empreendedor que utiliza nossos produtos para transformação.

   A Associação estimula o consumo consciente, em pequenas porções ou de forma compartilhada do chocolate, sempre no contexto de uma dieta balanceada associada a hábitos ali-mentares saudáveis e à prática de exercícios físicos.

Folha – As Americanas são uma das maiores varejistas e responsável por grande volume de vendas dos ovos de Páscoa. Com a crise da varejista, as vendas do setor podem ser afetadas nesta Páscoa?

Fonseca – A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) está acompanhando as atualizações da Americanas, considerada importante parceira de negócio das empresas representadas pela Entidade. Reforçamos que as indústrias atuam para atender às necessidades dos consumidores, garantindo o abastecimento em multicanais e a disponibilidade de seus produtos.

 

Por Nicole Floret – 11/03/2023