Negócios

Páscoa: Procon orienta consumidor nas compras de chocolate

Comparar preços e ficar atento à promoções são algumas das dicas

O Procon de Santo André listou algumas dicas para as compras de Páscoa, época em que a procura e o consumo de chocolates e pescados aumenta no comércio.

A primeira dica é comparar os preços de ovos de chocolate e outros produtos típicos antes de comprar. Pesquisar em sites ou aplicativos pode mostrar diferenças significativas. O consumidor deve ainda tomar cuidado com ofertas como “leve três, pague dois” ou promoções que parecem muito vantajosas. É importante calcular sempre o valor unitário do produto para não cair em publicidades enganosas.

Outra opção é avaliar alternativas aos ovos tradicionais, podendo substituí-los por chocolates em barra, caixas ou até ovos caseiros, que costumam ser mais baratos. Além disso, personalizar o presente pode trazer mais significado e um toque pessoal.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, é importante conferir a validade dos produtos antes de comprá-los e observar se estão armazenados adequadamente, longe do sol ou calor excessivo. Guardar o comprovante de compra também é fundamental caso seja necessário fazer a troca ou reclamar de algum produto defeituoso.

“O importante é que o consumidor pesquise com antecedência e em diversos estabelecimentos comerciais antes de realizar as suas compras. O barato pode muitas vezes sair mais caro, então é importante consultar sempre os seus direitos”, destaca a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli.

Pescados – Além dos chocolates, os pescados também são muito procurados nesta época, uma vez que durante a Semana Santa e a Páscoa o consumo aumenta consideravelmente. Para garantir uma compra segura e evitar problemas, o Procon orienta que o consumidor verifique a procedência do pescado. A recomendação é que a compra seja feita apenas em locais confiáveis e que armazenem os pescados de forma adequada, mantendo a cadeia de refrigeração e boas condições de higiene. No momento da compra, a conservação do produto também deve ser observada. O pescado fresco deve ter olhos brilhantes, guelras avermelhadas e carne firme. Peixes congelados não devem apresentar cristais de gelo em excesso ou embalagens danificadas.

No caso de pescados embalados, deve-se verificar sempre a data de validade, o local de origem, o modo de conservação e o registro no órgão competente. Preços muito abaixo do valor de mercado podem indicar baixa qualidade ou produto próximo do vencimento. Assim como na compra dos chocolates, é necessário guardar o comprovante de compra para eventuais reclamações ou troca do produto.

“Com atenção e informação, o consumidor evita prejuízos e protege sua saúde. Em caso de irregularidade, procure o Procon e faça sua denúncia para que possamos sempre fiscalizar por você e para você”, orienta a diretora do Procon.

Procon Santo André – Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o Procon Santo André realiza atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail procon@santoandre.sp.gov.br.

Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para outras informações.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário